Medicamento para Aids está disponível em Tubarão

A dose tripla combinada, composta pelos medicamentos Tenofovir (300 mg), Lamivudina (300 mg) e Efavirenz (600 mg) está disponível em Tubarão. O medicamento chegou ao município nesta sexta-feira (6). A combinação de medicamentos deverá beneficiar em todo o país 100 mil novos pacientes com HIV e Aids.

O medicamento 3 em 1 é usado no tratamento de HIV e Aids para adultos e é considerado pelo Ministério da Saúde como tratamento inicial para os pacientes soropositivos. Atualmente, esses medicamentos são distribuídos pelo SUS, só que consumidos em cápsulas separadas.

Tubarão estava oferecendo o medicamento 2 em 1, que tem na composição o Tenofovir (300 mg) com a Lamivudina (300mg) em um único comprimido. Já esta nova dose, a 3 em 1, será disponibilizada apenas aos novos usuários.

Entre 2005 e 2013, o Ministério da Saúde mais do que dobrou o total de brasileiros com acesso ao tratamento, passando de 165 mil (2005) pra 400 mil (2014). Atualmente, o SUS oferece, gratuitamente, 22 medicamentos para os pacientes soropositivos.

Além da nova medicação, o município oferece um exame, disponível nas unidades básicas de saúde. Ele permite a detecção de anticorpos anti-HIV na amostra de sangue do paciente, bem como de outros anticorpos que acusam a Sífilis e a Hepatite B e C em menos de uma hora. Os exames são chamados de Teste Rápido, e permitem ao paciente, no mesmo momento em que faz o teste, ter conhecimento do resultado.

 

Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT