Novo espaço qualifica atendimentos do CRAS

Com mais espaço para realizar os atendimentos, especialmente as atividades do Serviço de Fortalecimento de Vínculos, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Morrotes atende em novo endereço: na avenida Patrício Lima, 192.

Anteriormente, o CRAS dividia espaço com a UBS Morrotes. Em uma primeira discussão com o Conselho Local de Saúde, se propôs a ampliação do CRAS, o que não foi aceito pela entidade. Como a prioridade do Orçamento Participativo (OP) é a ampliação da unidade, a saída do CRAS do local foi solicitada pela comunidade, por meio de requerimentos dos vereadores Vanor Rosa, o Neno da Farmácia e Evandro Almeida. Em um dos requerimentos (326/2014), o vereador Neno aponta que seria menos oneroso para o município locar outro espaço para o CRAS, o que aumentaria o espaço para o posto sem a necessidade de nova construção.

Com os pedidos da comunidade, a Fundação Municipal de Desenvolvimento Social deu início a procura de um novo local. “A instalação dos CRAS, dos CREAS e outros aparelhos de atendimento em assistência social devem seguir uma série de normas e observar diversas características. Infelizmente não encontramos nenhum imóvel que preenchesse todas as características recomendadas no bairro Morrotes. Também procuramos no São João e no Humaitá de Cima, mas não havia imóveis disponíveis. O imóvel que se adequava as exigências é este que foi locado, na avenida Patrício Lima”, explica a diretora-presidente da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social Jane Dal-Bó Falchetti.

O bairro Humaitá é um dos treze territórios sob responsabilidade do CRAS do Morrotes: Morrotes, São Bernardo, São João M.E., Bom Pastor, São Raimundo, Guarda M.E., Jararaca, Rio do Pouso, Pinheirinho,Humaitá de Cima,Humaitá Centro,Vila Esperança, Morrotes, Dehon, São Martinho, Caruru e Sombrio.“O espaço é bem localizado, facilitando o acesso dos moradores não apenas do Humaitá, mas também dos demais territórios. No caso dos beneficiários do Bolsa Família, eles recebem passes de transporte coletivo para poderem se deslocar entre suas residências e o CRAS para atendimento”, observa Jane.

Entenda mais: Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAs) são espaços físicos públicos onde é ofertado o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF) e outros serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica relativa as seguranças de rendimento, autonomia, acolhida, convívio ou vivência familiar e comunitária. Os serviços são voltados às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social (crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos).

 

Fonte: Amanda Menger/Decom/PMT