Dengue: situação está controlada em Tubarão

A dengue é uma doença infecciosa febril, transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado. Febre, cefaleia, dor muscular, dor articular, dor ao redor dos olhos, e a manifestação de manchas vermelhas na pele são sintomas da doença. Pessoas que estiveram nos últimos 14 dias numa cidade com presença do Aedes aegypti ou com transmissão da dengue e apresentar os sintomas citados, devem procurar uma unidade de saúde para avaliação.

De acordo com informações do Laboratório Central de Saúde Pública, só neste ano mais de 200 casos suspeitos da doença foram avaliados em todo o estado, e 75 casos foram confirmados. Em Tubarão, o único caso suspeito da doença foi descartado.

No ano passado foram encontrados 10 focos do mosquito Aedes aegypt em armadilhas vistoriadas frequentemente pelo município. Neste ano um foco já foi localizado, também em armadilha. “Alertamos à população sobre a importância de manterem suas casas sempre bem cuidadas, para que não deixem água parada para o mosquito se proliferar”, ressalta o coordenador do programa Hélio de Oliveira Júnior.

A recomendação da Fundação de Saúde é que os cidadãos entrem em contato com o setor de combate às endemias pelos telefones: 8477-7950, ou ainda pessoalmente, na sede do programa, localizado na Rua Rui Barbosa, n° 206 ou na Central do Cidadão.

Outro fator importante neste ano é a chegada da Febre Chycungunia ao Brasil, por isso, alguns cuidados merecem maior atenção. Essa febre é uma doença causada por um Alphavirus, transmitida por mosquitos do gênero Aedes, sendo o Aedes aegypt e Aedes Albopictus os principais vetores.

Em Santa Catarina o mosquito Aedes aegypt foi detectado em 76 municípios e o Aedes albopictus em 184. Para evitar a Febre Chycungunia, basta seguir as mesmas recomendações em relação à dengue, portanto, nada de deixar água parada.

 

Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT