Servidores passam por capacitação para implantar Teste Rápido

Os testes rápidos de HIV e Hepatite C serão oferecidos nas unidades de saúde a partir de fevereiro de 2015. As capacitações para a implantação do novo serviço já começaram nessa segunda-feira (24), com o curso para os enfermeiros e médicos das unidades. O treinamento foi ministrado por infectologistas, com o objetivo de tirar todas as dúvidas em relação aos novos procedimentos.

Os testes conseguem detectar anticorpos anti-HIV na amostra de sangue do paciente, além de outros anticorpos que acusam a Sífilis e a Hepatite B e C em menos de uma hora. Quando oferecidos nas Unidades de Saúde, esses exames permitem ao paciente, no mesmo momento em que faz o teste, ter conhecimento do resultado.

Sífilis:
A sífilis é causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum, que é geralmente transmitida via contato sexual e que entra no corpo por meio de pequenos cortes presentes na pele, por membranas mucosas, por contato com sangue contaminado ou através da mãe para o bebê durante a gravidez.

Hepatite B:
A hepatite B é uma doença transmitida pelo vírus HVB que causa irritação e inflamação no fígado. Esse vírus está presente no sangue, esperma e leite materno. A Hepatite B é considerada uma doença sexualmente transmissível.

Hepatite C:
A Hepatite C (HCV) é uma doença viral que leva à inflamação do fígado e raramente desperta sintomas. Na verdade, a maioria das pessoas não sabe que tem hepatite C, muitas vezes descobre através de uma doação de sangue ou pela realização de exames de rotina, ou quando aparecem os sintomas de doença avançada do fígado, o que geralmente acontece décadas depois.

HIV X AIDS:
O portador do vírus HIV não obrigatoriamente é portador da doença AIDS. Existem muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mesmo assim, podem transmitir o vírus a outras pessoas.
HIV é a sigla em inglês do Vírus da Imunodeficiência Humana, causador da AIDS. Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças.

AIDS é a sigla em inglês da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. É o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico, causada pelo HIV. Como esse vírus ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças.

 

Fonte: Daniela Goulart/PMT