Definidas receitas vencedoras do 1º Concurso Culinário de Educação

Pizza de arroz, receita elaborada pela agente de serviços gerais, Daniela Mendes Cascaes, da escola Sombrio, foi a grande vencedora do 1º Concurso Culinário da Fundação Municipal de Educação (FME).

A receita de Daniela concorreu com outras cinco receitas finalistas e foi considerada a melhor pela comissão julgadora composta pela diretora-presidente da fundação, Lúcia Helena Fernandes de Souza, vice-presidente do Conselho de Alimentação Escolar, Francisco Souza, maitre do hotel Termas da Guarda, Márcio da Rosa e pelo chefe de cozinha do Castelo Palace Hotel, Rafael Gonçalves.

Daniela atua há três anos na rede municipal de educação e pela primeira vez participou de um concurso. “Me inscrevi, inicialmente, pensando no prêmio, mas conforme as etapas foram acontecendo, percebi que o maior troféu seria o conhecimento, a integração e a troca de experiência e de receitas, é claro”, brinca a vencedora.

Da primeira etapa, realizada em junho, participaram 16 receitas. Bolos, tortas, panqueca, rocambole salgado, lasanha, entre outras delícias foram levadas prontas pelas participantes e aguçaram os paladares, tornando a missão dos jurados bastante difícil. Dez receitas classificaram-se para a segunda etapa. Já na segunda fase do concurso, que ocorreu em setembro, as mesmas receitas foram preparadas na hora, sob os olhares atentos dos jurados, que elegeram seis receitas finalistas.

Na última etapa, promovida na quinta-feira (20), representantes das seis unidades escolares classificadas apresentaram uma nova receita. Ao final, foram premiados o 1º lugar, com um dia de lazer no Hotel Termas da Guarda e as integrantes do 2º e 3º lugares, ganharam uma ida em um rodízio de pizza.

Idealizado pela Fundação Municipal de Educação, por meio do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), o concurso selecionou receitas doces e salgadas preparadas com produtos que integram a alimentação escolar.

Todas as receitas que participaram das três etapas vão integrar um livro, que será enviado a todas as unidades escolares da rede municipal. “O maior legado deste concurso foi a integração das profissionais e a possibilidade de compartilhar conhecimento. As receitas criadas e testadas por elas podem ser facilmente preparadas para nossos alunos, ajudando a incrementar ainda mais, a alimentação escolar”, afirma a diretora-presidente da fundação, Lúcia Helena Fernandes de Souza

Classificação final – 1° lugar (Pizza de Arroz- EMEB Sombrio; 2° lugar (Torta de banana seca – CEI Girassol); 3º lugar (Bolo com achocolatado, granola e linhaça – CEI Chapeuzinho Vermelho); 4° lugar (Pavê de frango – CEI Sete Anões); 5° lugar (Bolo de açúcar mascavo – CEI Borboleta Azul) e 6° lugar (panqueca integral – CEI São Judas Tadeu).

 Adriana Oliveira/PMT