Duas exposições estão abertas à visitação

Duas exposições de artes estão abertas à visitação dos tubaronenses no Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick. As mostras ocorrem durante todo o mês de outubro, de segunda a sexta, das 13h às 22h.

A abertura das exposições ocorreu na sexta-feira (3), durante o Happy Hour Cultural. Uma das mostras é Carinhos D´Alma – Tecendo Caminhos, da artista plástica mineira Patrícia Krug. Ela começou a pintar em 2007, após ter uma embolia pulmonar, decorrente das doenças autoimunes. Inicialmente a artista se dedicou à arte terapia e depois passou a expor os trabalhos. A mostra Carinhos D´Alma já passou por várias cidades como é o caso de Belo Horizonte e Porto Alegre.

A arte de Patrícia se destaca pelo uso de cores vivas e por retratar pessoas e seus sentimentos, bem como dores físicas, emocionais e psicológicas.

A segunda mostra iniciada na sexta-feira é a composta por telas produzidas pelas alunas da oficina de arte Pintura em Tela, do programa municipal de Formação Cultural, oferecido pela Fundação Municipal de Cultura e Esporte. Participam da exposição as alunas: Maria Elenir L. Medeiros, Rosana V. Bem, Alenir Falacio, Leopoldina de Andrade, Terezinha Motta, Neuza Jacks, Rosangele Basílio, Rosineia Basílio, Camila de O. Caetan, Aniele F. Caetano, Rachel P. Souza, Rosangela Oliveira Correa, Lilian Raimudini, Vilma M. Campos e Carine Castro. Estas alunas realizam as aulas com a professora Estefânia dos Santos nas comunidades da Passagem, Andrino, Fábio Civil, Centro (antiga rodoviária) e KM 60.

“É muito gratificante ver o resultado do trabalho realizado nas comunidades. Muitas destas mulheres nunca tinham pegado em um pincel e ver hoje o trabalho que realizaram é muito legal e mostra que elas tem capacidade e podem fazer muito mais”, afirma Estefânia.

O prefeito Olavio Falchetti elogiou a iniciativa da Fundação Municipal de Cultura e Esporte que leva atividades às comunidades. “Estas artistas estão de parabéns pelo trabalho que estão desenvolvendo com a ajuda da professora Estefânia. É muito importante levar estas atividades para as comunidades, é uma forma de inserção social tanto na cultura quanto no esporte”, ressalta Olavio.

Além da abertura das duas exposições artísticas, as integrantes do Coral Universitário da Unisul deram show durante o Happy Hour. Em apresentações solo, em dupla e no grupo, as meninas e a maestrina Maria Miranda da Silva encantaram o público presente ao evento semanal, promovido pela Coordenadoria de Ações Culturais.

Próximo evento – O Happy Hour desta sexta-feira (10), contará com o lançamento do livro “Um Viés Biocêntrico na Elaboração de Projetos – Desafios e Profissionalização do Terceiro Setor”, da gestora de projetos da ONG Moradia e Cidadania Celia Vicente. A publicação traz informações e conceitos essenciais para quem trabalha com organizações não governamentais sem fins lucrativos, além de propor metodologias de Educação Biocêntrica como ferramenta eficaz na gestão de projetos sociais. O evento ocorre a partir das 19h no Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick.

 

Fonte: Amanda Menger/Decom/PMT