Semana Nacional do Trânsito inicia oficialmente

Alunos das escolas Noé Abatti e Arino Bressan deixaram os cadernos de lado e participaram de uma experiência diferente na tarde desta quinta-feira (18). Os estudantes integraram a abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito com o tema “Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”, realizada na praça Walter Zumblick, em frente ao Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick.

Um circuito foi montado com semáforos, faixas de pedestres e ruas. Com histórias de conscientização e bom humor, o policial militar Maxsoel dos Santos Silva prendeu a atenção dos alunos com ensinamentos para um trânsito mais seguro. “Passamos estas orientações para os pequenos, pois as crianças são o futuro de um trânsito mais seguro”, afirma Maxsoel. Os alunos também atuaram como pedestres, motoristas e ciclistas.

Durante uma semana, diversas atividades serão realizadas com o intuito de orientar para os cuidados necessários no trânsito. Ainda dentro da programação estão previstas blitzes educativas em diversos pontos da cidade, além de palestras que serão realizadas ao longo da semana nas escolas municipais. “É um compromisso estabelecido pelo município em realizar este evento anualmente intensificando orientações para um trânsito mais seguro voltado para toda a população. Realizamos esta comemoração, com o objetivo de valorizar a vida”, afirma o secretário de Segurança e Patrimônio Claudemir da Rosa.
Para o prefeito Olavio Falchetti, cuidados e respeito ao próximo são a base para um trânsito mais seguro.

“Tanto os motoristas devem ter cuidados como usar o cinto de segurança e respeitar os pedestres e ciclistas como também os pedestres e ciclistas devem respeitar as faixas de pedestre. Então, hoje nós estamos dando o início da Semana Nacional de Trânsito para que as pessoas atentem em respeitar um ao outro. Só através do respeito que nós vamos fazer com que o trânsito seja mais seguro”, afirma o prefeito Olavio.

A Semana Nacional do Trânsito é desenvolvida pela secretaria de Segurança e Patrimônio, através do setor de Educação para o Trânsito, em parceria com o Corpo de Bombeiro, 5º Batalhão de Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Ferrovia Tereza Cristina, Associação Empresarial de Tubarão (Acit) e JF Guinchos.

 

Fonte: Tayná Rosick/Decom/PMT