Desfile marca comemorações da Independência

As comemorações pelos 192 anos da Independência do Brasil em Tubarão iniciaram na segunda-feira (1º), se estenderam pela semana e finalizaram com o desfile cívico-militar neste domingo (7). Quarenta e quatro grupos, entre entidades militares, civis e escolares participaram do desfile na avenida Marcolino Martins Cabral, entre a antiga rodoviária e as proximidades da Casa da Cidade.

O desfile iniciou com o pronunciamento do prefeito Olavio Falchetti, hasteamento das bandeiras do Brasil, de Santa Catarina e de Tubarão e execução do Hino Nacional pela Lira Tubaronense. Em seguida, o prefeito Olavio e o comandante da 3ª Cia do 63ºBatalhão de Infantaria do Exército, major Gilson Tomelin, passaram a tropa em revista, iniciando o desfile propriamente dito.

Para o prefeito Olavio Falchetti, hoje a Independência tem outro sentido de luta, não passando apenas pelas questões sociais e financeiras. “A Independência hoje tem a ver com os conceitos morais e valores. É preciso construir uma sociedade mais igual, mais justa, com base na ética, na transparência e na justiça”, afirma o prefeito.

As instituições militares e as forças policiais desfilaram primeiro, seguido pelos grupos Desbravadores e Escoteiros. Eles foram seguidos pelas entidades como Apae, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Associação Tubaronense de Integração do Deficiente Visual (Atidev). Na sequência vieram as escolas municipais, estaduais e particulares. Entre as unidades escolares, destaque para as apresentações artísticas dos grupos coreográficos e fanfarras. Os malabarismos, como os executados pelos alunos da escola Martinho Alves dos Santos, Escola Jovem, São José, Dehon e Escola Técnica encantaram o público que prestigiou o desfile.
“Meus filhos já estão crescidos e não desfilam mais, mas estamos tão acostumados a vir para a avenida no dia 7 que este ano não poderia ser diferente. Gostamos de ver tudo, do início ao fim, desde os militares do Exército às escolas. Estes meninos estão de parabéns pelos saltos”, afirma a dona de casa Marilene de Souza Rabelo.

Entidades esportivas também participaram do desfile, como é o caso do projeto Pequenos Leoninos, do Hercílio Luz Futebol Clube, e a academia Valdir dos Santos. A cultura esteve presente com a participação do grupo de Boi de Mamão do KM 60. O Grito dos Excluídos clamou por educação, dando ênfase ao pedido de reforma da escola Sagrado Coração de Jesus, na saúde, a solicitação foi pela conclusão da UPA 24h.

Tradicionalmente, o desfile de Tubarão também conta com a presença dos grupos automotores. Neste ano, participaram os moto clubes Lagartos da Estrada, Corvo Branco e Tubarões do Asfalto, já entre os automóveis desfilaram: carros antigos, Jeep Clube e Buggy Clube. A equipe da Fundação Municipal de Educação, organizadora do desfile também marcou presença. A comemoração finalizou com a passagem do CTG Cidade Azul. Em seguida, a equipe da Retrans fez a limpeza da avenida, e a Guarda Municipal, que acompanhou o evento desde o início, liberou o trânsito para a passagem de veículos e pedestres.

“O desfile foi um sucesso. Temos muito que agradecer a participação dos funcionários da Fundação de Educação pelo empenho e pelo trabalho realizado nos últimos três meses. Foram mais de 80 pessoas envolvidas. O tempo também colaborou e o público pode prestigiar um belo desfile”, avalia a diretora-presidente da Fundação Municipal de Educação Lúcia Helena Fernandes de Souza.

 

Outras fotos podem ser conferidas na fan page da prefeitura no Facebook.

 

Fonte: Amanda Menger/Decom/PMT