Memórias de Tubarão: a Procissão de Corpus Christi na Cidade Azul

Desde o século III, duas quintas-feiras após o fim do período Pascal, é celebrado em todo o universo católico, a festa de Corpus Crhisti, que celebra a eucaristia, ganhando dimensões populares através das gerações. Uma tradição herdada pelos portugueses são os tapetes que enfeitam o caminho por qual Jesus Eucarístico passa; tradição essa que enriquece a procissão que acontece anualmente pelas ruas de Tubarão.

Em virtude da aproximação da data, as servidoras do Arquivo Público Municipal Amadio Vettoretti realizaram uma entrevista com o Padre Lino Brunel, dedicada a série de reportagens Memórias de Tubarão. O Pe. Lino é o Coordenador Diocesano Pastoral há 12 anos.

Ele ressalta que Corpus Christi é uma festa antiga comemorada em Tubarão desde que se organizou como igreja Católica, antes mesmo da Catedral, na época em que paróquia abrangia a região de Laguna. “É um feriado, mas para o católico tem outro sentido. É dia de participar da solenidade de Corpus Christi. Na confecção de tapetes, se constrói um momento de confraternização e convivência. São momentos em que as famílias vão para as ruas festejar com a comunidade. Para os católicos, considera-se essa data muito sagrada, pois ela dedica uma atenção espacial a memória de Jesus Eucarístico”, destacou o Pe. Lino

Além de coordenador, ele também foi eleito Administrador Diocesano, onde ocupará o cargo até a chegada de um novo bispo, que chegará no dia 2 do próximo mês. Com isso, Pe Lino retorna as funções como Coordenador Diocesano de Pastoral.

Na galeria abaixo é possível conferir materiais jornalísticos que detalham a procissão através dos anos em Tubarão. Também estão anexadas algumas obras do artista tubaronense Willy Zumblick que retrata sobre a importante data religiosa.