Parcerias devem incrementar o setor cultural tubaronense

Em busca de parcerias para o setor cultural do município, o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Ramires Linhares e o vice-presidente da pasta, Paulo Garcia, visitaram na tarde desta sexta-feira (16), o Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC.

Os gestores foram recebidos pelo diretor do instituto Henri Belan e pela coordenadora de artes, professora Patrícia Martins, e conversaram sobre algumas possibilidades de cooperação técnica entre o IFSC e a Fundação de Cultura, especialmente na área de capacitação e desenvolvimento de projetos que possam estimular e divulgar as atividades e os agentes culturais do município.

O diretor do IFSC agradeceu a visita e colocou a instituição à disposição do município para futuras parcerias. “O IFSC tem o papel de promover a educação e a cultura das comunidades onde está inserido e para isso, no caso de Tubarão, quanto mais próximos estivermos do governo municipal e das instituições da cidade, melhor desempenharemos a nossa missão”, argumentou Henri.

O presidente da Fundação de Cultura, por sua vez, enalteceu a receptividade da direção do instituto e encaminhou tratativas para futuras parcerias, que tenham a cultura como ponto central. “No setor cultural não conseguimos crescer se não estivermos integrados com todos os entes importantes de nossa sociedade e o IFSC tem cumprido um importante papel na comunidade tubaronense, especialmente na área de formação e capacitação, podendo tornar-se um grande parceiro da nossa Cultura”, disse Ramires.

A Fundação Municipal de Cultura deve anunciar em breve uma série de parcerias com entidades de Tubarão visando ao desenvolvimento do setor. Entidades como a Fundação InoversaSul, Museu Ferroviário, IFSC, dentre outras, fazem parte destes projetos.

Sobre o IFSC – O Instituto Federal de Santa Catarina. O Campus Tubarão está localizado no bairro Dehon e oferece cursos de qualificação profissional, idiomas, técnicos, graduação, pós-graduação e Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos eixos de Controle e Processos Industriais, Tecnologia da Informação e Comunicação, Formação e de Professores e Gestão e Negócios. Também é polo de oferta de cursos de pós-graduação a distância. Assim, o Campus Tubarão oferece cursos gratuitos e de qualidade, atendendo às demandas por formação profissional do arranjo produtivo local da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel). Possui em torno de 400 alunos fixos e mais de 2.000 que participam de atividades e cursos livres durante o ano.