Memórias de Tubarão: 123 anos de história do Clube 7 de Julho
A Sociedade Recreativa Clube 7 de Julho possui uma história rica e significativa. Fundado em 7 de julho do ano de 1899, ao longo dos 123 anos de existência, o clube tem desempenhado um papel importante na vida social e cultural da cidade.
Fundado pelos tubaronenses José Teodoro de Bittencourt e José Firmino de Freitas, o Clube 7 de Julho surgiu do convívio de amigos que conversavam sentados em pequeno banco à sombra de um coqueiro acolhedor, que existia na frente da residência do Capitão Bernardino Pinto de Sampaio na Rua Lauro Müller a beira rio, o então ponto, reunia os amigos à tarde e à noite, onde se agrupavam os respeitáveis cidadãos, comentando fatos ocorridos no país, ou referentes a Tubarão.
Em 13 de fevereiro de 1915, o Clube 7 de Julho foi transferido para a primeira sede própria, localizada na Rua São Manoel (popularmente conhecido como calçadão). A mudança marcou um momento importante na história do clube, pois passou a ter um espaço exclusivo para as atividades. Ao longo dos anos, o Clube 7 de Julho tem se mantido ativo e relevante na comunidade, com bailes de debutantes, encontros festivos, o local virou um ponto de encontro e diversão para todas as idades. Atualmente a sede da Sociedade Recreativa fica na Avenida Marcolino Martins Cabral, 1085.
O Clube 7 de Julho é um exemplo de como uma instituição pode se manter relevante ao longo dos anos, adaptando-se às mudanças e às necessidades da sociedade. A história de 123 anos e as inúmeras capas de revistas e matérias, mostram a importância para a cultura de Tubarão. Em uma profunda pesquisa, as servidoras do Arquivo Público Municipal Amadio Vettoretti resgataram convites de festas e matérias feitas sobre o clube, em uma das pautas feitas pelo jornal Diário do Sul no ano de 2019 em comemoração de 120 anos do clube. O texto relata que eram aproximadamente 1500 associados na época.
Na galeria abaixo é possível conferir imagens dos convites e das manchetes sobre o clube, além de fotos da antiga sede. Estes e diversos outros registros podem ser encontrados no Arquivo Histórico Municipal Amadio Vettoretti, localizado Avenida Marcolino Martins Cabral, no segundo piso da antiga estação rodoviária. O horário de funcionamento do local é das 13 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.