Escuta especializada é tema do terceiro dia de capacitação dos educadores de Tubarão
“Escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas e ou testemunha de violência – Lei nº 13.431” foi o tema da capacitação promovida na tarde desta sexta-feira (16), pela Fundação Municipal de Educação de Tubarão.
A palestra destinada aos professores, secretarias e gestores efetivos da Rede Municipal de Ensino contou com a participação da psicóloga e psicopedagoga
Gisele Pickler e das assessoras pedagógicas Joice Baschirotto e Simoni Piva Búrigo.
A escuta especializada é um procedimento de entrevista realizado sobre uma possível situação de violência contra crianças e ou adolescentes, no intuito de proteger e cuidar da vítima. É realizada pelos órgãos da rede de proteção nos campos da educação, saúde, assistência social, segurança pública e dos direitos humanos, com o objetivo de assegurar o acompanhamento da vítima ou testemunha de violência, para a superação das consequências da violência sofrida, limitando ao estritamente necessário para o cumprimento da finalidade de proteção social e de provimento de cuidados.
A lei nº 13.431 estabelece o sistema de garantia de direito da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência e cria mecanismos para prevenir e coibir a violência.
O curso desta sexta-feira integra a programação da capacitação “Gestão Escolar: Autoconhecimento, Liderança e Comunicação”, que ocorrerão até julho de 2024, nas modalidades presencial e/ou virtual, com carga horária total de 20 horas.