Em Tubarão, 9 de março é igual a Dia “C” de Cultura

Para construção do Plano Municipal de Cultura, a Fundação Municipal, Senac e os fazedores de cultura em Tubarão têm realizado diversas atividades de trabalho, análise e encaminhamentos, sempre de forma conjunta, objetivando a concretização de um plano que atenda a todos os segmentos (setoriais) e que seja deles, para eles e por eles.

Assim, cumprindo a programação e a metodologia indicada pelos técnicos do Senac e servidores da Cultura, no próximo dia 9 de março será realizado do “Dia C em Tubarão”.

O evento cultural será realizado no Auditório da Faculdade Senac, que abriga confortavelmente sentadas 300 pessoas, com início pontual às 8h30, cuja abertura e recepção para o 1º Fórum das Setoriais de Tubarão será feita pelos técnicos desta instituição e pela Fundação Municipal de Cultura.

No espaço do evento utilizado pela fundação, também serão entregues os certificados do Cadastro Cultural Municipal aos agentes culturais que fizeram suas inscrições neste último semestre (em anexo).

Em seguida ao ato formal, o Senac apresentará aos participantes a programação e a metodologia de condução dos trabalhos e dos mediadores das seguintes setoriais:

  • SETORIAL DE ARTES VISUAIS;
  • SETORIAL DE ARTES CÊNICAS;
  • SETORIAL DE ARTESANATO;
  • SETORIAL DE AUDIOVISUAL;
  • SETORIAL DE CULTURA POPULAR;
  • SETORIAL DA DANÇA;
  • SETORIAL DE ECONOMIA CRIATIVA;
  • SETORIAL ENTIDADES PROMOTORAS DE CULTURA;
  • SETORIAL DE LITERATURA;
  • SETORIAL DA MÚSICA;
  • SETORIAL DE PATRIMÔNIO CULTURAL

Os mediadores, previamente selecionados, se deslocarão para salas já identificadas onde instruirão os procedimentos para a escolha do representante de cada setorial às vagas no CMPC – Conselho Municipal de Políticas Culturais que, em atendimento aos requisitos do novo Sistema Nacional de Cultura – SN, vai substituir o atual Conselho Municipal de Cultura. Também serão registradas as demandas e prioridades para compor proposições ao PMC.

Esta abertura possibilitará uma maior integração entre o poder público e os que produzem cultura em nossa cidade. “Antecipadamente, já convido nossos artistas, de todas as áreas, a levarem consigo um objeto, instrumento ou registro daquilo que fazem com seu talento. Queremos mostrar aos que lá comparecerem a qualidade dos nossos fazedores de cultura e a integração entre eles através de suas próprias produções, seja na arte visual, cênica, plástica, intelectual, acadêmica, artesanal, vocal, instrumental, entre tantas, e possibilitar a percepção de que todos os movimentos se completam quando buscados”, destacou Ramires Linhares, diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura.

Para Fernando Albalustro, Coordenador do PMC junto ao Senac, trata-se de uma oportunidade única para o Setor Cultural pois, pela primeira vez, ele poderá participar de um Fórum Setorial, onde terá a possibilidade de elencar suas prerrogativas de crescimento a médio e longo prazo, firmar suas raízes culturais junto à sociedade organizada, construindo em várias mãos políticas públicas sólidas e perenes. “Muito importante para todo o futuro da cultura através do alinhamento e das ações promovidas na construção coletiva do Plano Municipal de Cultura que por setoriais terá a oportunidade de eleger seus representantes e, também, se relacionar com as demais, tendo uma prévia dos próximos seminários onde serão estabelecidas as políticas públicas da cultura para os próximos 10 anos”, esclareceu.

O encerramento de todas estas atividades está previsto para as 12 horas.