Dia D de Mobilização contra a Dengue acontece neste sábado (2)

O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (29), o Dia D de Mobilização com o lema “10 Minutos Contra a Dengue”, ação que acontece neste sábado (2) em todo o país. E em Tubarão não será diferente.

Como a campanha de mobilização, o objetivo é conscientizar a população sobre as formas de se combater o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença, e de outras enfermidades, como o zika vírus e a febre chikungunya.

Assim, equipes do Núcleo de Combate às Endemias do Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde (COEMS) estão em visita nesta sexta-feira (1º) em residências, principalmente no Centro, um dos bairros onde foi confirmado um foco neste ano, e no São João Margem Esquerda.

Na semana que vem, as equipes visitarão as escolas da cidade, onde inclusive acontecerão palestras explicativas sobre as formas de transmissão, de prevenção e a gravidade da dengue como um todo. Estão marcadas palestras no Cedup Diomício Freitas, dias 5 e 6, e no dia 14 no Colégio Gallotti, dentre algumas outras escolas que ainda estão em fase de confirmação.

Em Tubarão, de acordo com o último boletim oficial divulgado nesta semana, a Secretaria de Saúde confirmou três focos na cidade, no Centro, em Oficinas e na Vila Esperança, e ainda cinco casos, sendo quatro de transmissão alóctone, ou seja, fora do município, e a primeira transmissão autóctone, o que significa que esta transmissão aconteceu dentro da cidade.

Dessa forma, é fundamental que a população siga em alerta, e colabore com as autoridades sanitárias. Para fazer isso, evite manter em sua casa ou apartamento recipientes que possam armazenar água a céu aberto, como latas, baldes, garrafas, vasos de plantas, potes, pneus, caixas d’água sem tampa, entre outras medidas.

Mantenha ainda sempre limpos terrenos em geral, como pátios e quintais, por exemplo. Limpe também as calhas, e com frequência, de modo a evitar que galhos e folhas impeçam a água de escoar e acabe acumulando.

Use repelentes como proteção adicional ao longo do dia, pois este é o período em que o mosquito está mais ativo. Este tipo de produto proporciona mais segurança em relação à picada do inseto. Em tempo, inseticidas também podem ser utilizados, sempre de acordo com suas respectivas instruções. Os mosquiteiros podem servir como proteção adicional a pessoas que se encontram em repouso durante o dia, como bebês e acamados.

É importante também ficar atento a sintomas como febre alta e repentina, acompanhada de enjoo e vômito, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, manchas avermelhadas na pele, cansaço excessivo e dor nas articulações, pois podem ser sinais de infecção pela dengue. Neste caso, procure a Unidade Básica de Saúde do seu bairro para ser examinado. Caso seja necessário, será marcado um horário para a coleta de sangue e realização do exame para confirmação da doença, procedimento feito no Setor de Epidemiologia da secretaria.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3621-9627. Para fazer denúncias de focos, você pode ligar o (48) 3621-9051, na Ouvidoria Municipal, ou pelo WhatsApp (48) 98419-7361, e pelo e-mail ouvidoria@tubarao.sc.gov.br.