Dose de reforço Bivalente passa a ser aplicada em idosos a partir de 60 anos, na segunda-feira (13)
A dose de reforço Bivalente, que protege contra a variante ômicron da Covid-19, estará disponível partir da próxima segunda-feira (13), para idosos a partir de 60 anos em Tubarão, conforme informa a Fundação Municipal de Saúde (FMS). A ampliação ocorre, pois o município recebeu uma nova remessa de doses.
Além dos idosos acima de 60 anos, o público de imunossuprimidos a partir de 12 anos, também pode receber o imunizante, conforme divulgado na última quarta-feira (8). A novidade nesta nova liberação do imunizante, são os locais disponíveis para vacinação.
A Policlínica Central segue com a distribuição do imunizante, de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas, com retirada de senhas até as 18h30. Além da Policlínica, a aplicação do imunizante também será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), com salas de vacina durante o período da manhã (clique aqui).
A dose Bivalente se trata de uma dose de reforço, portanto, o esquema primário (1ª e 2ª dose) devem estar completos, e o tempo de quatro meses de intervalo entre cada aplicação deve ser respeitado. A vacinação acontece de forma escalonada na cidade, e conforme o recebimento de novas doses, mais públicos-alvo serão atendidos.
Fazem parte do público-alvo imunossuprimidos:
– Pessoas transplantadas de órgão ou de medula óssea;
– Pessoas vivendo com HIV (PVHIV);
– Pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticóides;
– Pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão;
– Pessoas com erros inatos da imunidade (imunodeficiências primárias);
– Pessoas com doença renal crônica em hemodiálise;
– Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses;
– Pessoas neoplasias hematológicas.
Em caso do paciente possuir uma das patologias citadas, deve confirmar a mesma mediante atestado médico ou exame laboratorial.