Estudantes usam redes sociais como suporte para aprendizagem

Os estudantes da EMEB João Paulo I têm, neste ano letivo, a oportunidade de utilizar as redes sociais como espaço educativo. Uma conta no Instagram foi criada pela professora para dar suporte às atividades desenvolvidas nas aulas de História. Nela, os alunos produzem comentários e também criam conteúdos relacionados ao currículo estudado em sala de aula.

No início do bimestre, a turma de 8º ano foi responsável por iniciar as atividades da página chamada “Historiagram”. Os alunos tiveram como missão comentar nos posts que traziam os intelectuais iluministas, apresentando as ideias e biografia destas importantes figuras históricas.

Aproveitando também a data de 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, os alunos das turmas de 9º ano produziram postagens a respeito de importantes figuras femininas, apontando suas conquistas e pioneirismo, contribuindo para reflexão acerca do papel da mulher na sociedade, bem como as lutas que ainda são travadas pelas mulheres na atualidade.

A página foi criada para contribuir com o chamado letramento digital, que diz respeito a práticas de leitura e produção de textos em ambientes virtuais. Não é novidade que era digital chegou para ficar e as escolas precisam proporcionar aos estudantes momentos que envolvem a leitura e a escrita nesses novos ambientes, assim, podemos potencializar os saberes prévios das crianças e adolescentes e ressignificar o uso das ferramentas digitais de informação e de comunicação.