Defesa Civil inicia montagem das primeiras comportas em córregos e afluentes do Rio Tubarão

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil iniciou, nesta terça-feira (4), a montagem das primeiras comportas em córregos e afluentes do Rio Tubarão. Os equipamentos têm a função de bloquear o canal onde serão instalados e evitar que o principal rio da região alague alguns bairros e comunidades, caso o nível se eleve além do normal em períodos de chuvas mais intensas.

O primeiro local a receber uma comporta de chapas de ferro foi um córrego no bairro Km 60. O prefeito em exercício Gelson Bento esteve no local para verificar os trabalhos. Segundo o gestor-coordenador da Defesa Civil municipal, Diego Goulart, serão investidos cerca de R$ 345 mil na aquisição de 30 a 35 comportas, além de reparos naquelas já existentes.

As peças serão instaladas no trecho entre a região da Guarda e a Madre, já nas proximidades do limite com Laguna. As comportas têm um sistema de funcionamento simples, de fechamento automático caso o Rio Tubarão chegue ao local e alcance uma determinada altura. Quando isso acontecer, as comunidades e bairros próximos estarão protegidos do risco de alagamento enquanto o rio estiver dentro da própria calha.