Defesa Civil e Funat buscam mobilização com bairros e entidades para enfrentamento de riscos e ameaças ambientais

Gestores da Secretaria de Proteção e Defesa Civil e Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat) se reuniram no sábado (27), com representantes de diversos bairros e núcleos comunitários e lideranças diocesanas para tratar das ações em Meio Ambiente, Gestão de Risco e Emergência (MAGRE). O evento foi uma iniciativa da Cáritas Diocesana e ocorreu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

O objetivo do encontro foi ampliar as forças mobilizadoras para uma articulação com os setores responsáveis para implementação da política de defesa civil, apoiando iniciativas de alertas das ameaças de riscos de desastres naturais. Pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil, o secretário Ramon de Fáveri e o técnico Artur Britzke fizeram uma apresentação sobre as ações mitigadoras realizadas durante períodos em que o município foi afetado por eventos naturais severos, como as fortes chuvas, e também sobre o atual Plano Municipal de Contingência.

O engenheiro agrônomo Márcio Ronchi, presidente da Funat, apresentou as questões relativas às ocupações em áreas de risco e intervenções em Áreas de Preservação Permanente (APP). Ele comentou, ainda, sobre os parcelamentos de solo de loteamentos irregulares e clandestinos. Ronchi também apresentou o Estudo Técnico Socioambiental que está sendo realizado em Tubarão.

Esse documento, quando concluído, terá informações e orientações sobre desenvolvimento urbano, direcionando as políticas públicas e delimitando núcleos urbanos consolidados e regulamentando as Áreas de Preservação Permanente.