Credenciamento de clínicas veterinárias para castração de cães e gatos já está em andamento

O credenciamento para que clínicas veterinárias do município possam realizar castrações de cães e de gatos via Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat) já está em andamento. Os empreendedores interessados em participar desse projeto podem ser habilitar através do edital publicado há alguns dias.

A ideia é aperfeiçoar a iniciativa que desde o final de 2021 atendeu mais de 1.500 animais de estimação em mutirões realizados no estacionamento da Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva.

A castração contínua de cães e de gatos, como medida para que o município tenha um controle da população de animais de rua, é uma ação da Comissão do Bem-Estar Animal a partir da Lei 5.438 de 7 de outubro de 2020.

“Queremos aperfeiçoar o atendimento que deu muito certo inicialmente com os mutirões de castração. Agora teremos o serviço disponibilizado nas clínicas da cidade que se credenciarem e atenderem as exigências do edital”, destaca o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura Júlio César Ângelo Rodrigues.

O credenciamento é válido por 12 meses. A expectativa da prefeitura é realizar em torno de 1.300 castrações de cães e gatos ao longo desse período, dependendo do número de clínicas veterinárias habilitadas.

Os tutores de cães e de gatos podem se inscrever para realizar o procedimento, porém a lista de espera é de cerca de 600 tutores à espera da castração para os pets. Para entrar na lista, basta ligar para o número (48) 3621-9055 ou preencher o formulário no site (clique aqui).