Campanha de Vacinação contra a Influenza tem início

Começou nesta segunda-feira (25) o período da Campanha contra a Influenza 2024, que disponibiliza a vacinação contra os tipos de Influenza no estado entre os dias 25 de março e 31 de maio, sendo o sábado, 13 de abril, o chamado Dia D da campanha.

Podem ser vacinados neste período os integrantes dos grupos de risco ou prioritários, a saber: crianças com idades entre seis meses e seis anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos, gestantes, puérperas (período de até 45 dias após o parto), trabalhadores da área da Saúde, professores do ensino básico e superior, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas (na imagem abaixo), pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo percurso (motoristas e cobradores), trabalhadores portuários, população privada de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas e funcionários do sistema de privação de liberdade.

O prefeito Jairo Cascaes foi um dos primeiros a se vacinar, logo cedo, uma vez que integra o grupo dos idosos. “É importante que todos desses grupos prioritários procurem uma sala de vacinação e façam a imunização. Nossa Secretaria Municipal de Saúde está mobilizada para realizar o melhor atendimento possível e, principalmente, dar todas as orientações sobre o enfrentamento ao vírus Influenza”, destacou.

As metas a serem atingidas durante a campanha são de pelo menos 90% para os grupos prioritários crianças, gestantes, puérperas e idosos com 60 anos ou mais.

As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde da rede municipal (acesse aqui). No entanto, as crianças deverão ser vacinadas somente nas UBSs que possuem sala de vacina (clique aqui).

Ressalta-se, ainda, que a Unidade de Saúde do bairro São Luiz iniciará a vacinação apenas nesta quarta-feira, dia 27.

Primeiro dia – Segundo a Secretaria de Saúde, o movimento na primeira manhã de campanha foi considerado satisfatório, com cerca de 150 pessoas imunizadas. No período vespertino, no entanto, a procura pela vacina foi fraca, mesmo com grande estrutura montada na Policlínica do Centro de Referência em Saúde da Margem Direita.

Fotos: Divulgação/PMT

Doenças crônicas pertencentes ao grupo prioritário para vacinação