Situação da dengue piora no município; Oficinas é o bairro que mais preocupa

Ao contrário do que ocorria até o último mês quando Tubarão estava em uma situação relativamente tranquila em relação à dengue, as equipes do Núcleo de Combate à Endemias da Fundação Municipal de Saúde emitiram um alerta sobre o aparecimento de vários focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Foram encontrados até agora 14 focos, 10 deles somente no bairro Oficinas. Os outros foram encontrados nos bairros Morrotes (1), Humaitá (1) e Vila Esperança (2). O verão é a época mais propícia para a transmissão e o consequente aumento no número de casos da enfermidade, que, em termos de Santa Catarina, alcança níveis alarmantes atualmente.

Por isso, as ações de prevenção ao desenvolvimento das larvas do mosquito transmissor se tornam absolutamente necessárias, até para que Tubarão não entre para o grupo de municípios onde a situação já beira o descontrole.

Assim, fique muito atento ao acúmulo de água em seu terreno, apartamento, ou empresa, em especial com recipientes que ficam a céu aberto e que possam, assim, armazenar água da chuva, o que se torna o habitat perfeito para o desenvolvimento das larvas. Assim, cuide de vasos de plantas, pneus, baldes, caixas d’água ou outros locais desta natureza. Da mesma forma, mantenha quintais, jardins e outros espaços limpos.

Este tipo de situação, os chamados focos, é que está em crescimento nestes últimos dias na cidade, conforme as análises feitas pelas equipes, que seguem fazendo as buscas por novas incidências em todos os bairros da cidade.

A população deve ficar atenta, ainda, ao fato de que o mosquito Aedes aegypti transmite outras doenças além da dengue, dentre as quais a febre chikungunya e o zika vírus. Sobre os sintomas da dengue, deve-se ficar alerta para febre alta, na casa dos 39 graus, acompanhada de enjoos e vômitos, dor de cabeça constante, dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, cansaço excessivo e dor nas articulações. Se este for o cenário, procure um médico imediatamente.

Caso você encontre um foco denuncie para a Ouvidoria Municipal, através do telefone (48) 3621-9051, do WhatsApp (48) 98419-7361, do e-mail ouvidoria@tubarao.sc.gov.br ou pelo portal municipal. Existe ainda a possibilidades desta denúncia ser feita de forma presencial, diretamente pelo Facilita Tubarão, localizado na Rua Teresa Cristina, 236, em Oficinas, aberto de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, sem fechar ao meio-dia.