Atendimentos emergenciais e castrações de cães e gatos dão um salto a partir de três iniciativas da Funat

Desde que a Lei do Bem-Estar Animal foi criada em Tubarão, em outubro de 2020, o amparo a animais domésticos como cães e gatos de rua ou pertencentes a tutores de baixa renda foi revolucionado através de iniciativas permanentes por parte da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat). Hoje, o município conta com o atendimento emergencial, serviço de castrações e também o atendimento clínico de uma médica veterinária de carreira da prefeitura.

As três frentes de trabalho, a médio e longo prazo, ajudarão a manter o controle populacional de animais de rua, problema de saúde pública que a maioria dos municípios não sabe como enfrentar ou conta com ações insuficientes. Até este mês de julho, essas três iniciativas juntas somaram mais de 1 mil atendimentos de cães e gatos.

Somente os atendimentos emergenciais de resgate de cães e gatos, a maioria vítimas de atropelamentos em vias públicas, marcam 649 casos em 2023. No ano passado todo foram 582 atendimentos, todos realizados em uma clínica conveniada e com o compromisso de busca dos pets por um tutor responsável ao final do período de recuperação. Doenças como câncer e cinomose também estão na lista de casos tratados pela clínica conveniada via atendimento emergencial. “Esse serviço emergencial de cães e gatos de rua foi se tornando mais conhecido e a população percebeu que é uma iniciativa séria e eficiente”, destacou o diretor-presidente da Funat Júlio César Ângelo Rodrigues.

Há três semanas o município conseguiu retomar as castrações permanentes através do credenciamento de duas clínicas veterinárias. Antes disso, cerca de 1.200 castrações haviam sido realizadas em quatro mutirões realizados no estacionamento da Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva. Assim como nos mutirões, as castrações agora contemplam cães e gatos de tutores que se inscreveram na Funat e que estão cumprindo diversas exigências sócio-econômicas.

O terceiro serviço que fortaleceu a Lei do Bem-Estar Animal é o atendimento de uma médica veterinária concursada e que assumiu as funções no mês de março. A profissional presta o atendimento domiciliar básico, prescrevendo o tratamento mais adequado e receitando as medicações necessárias para os casos considerados mais simples.

Desde o início desse trabalho, cerca de 400 cães e gatos receberam atendimento da médica veterinária.

Telefones para acionar o serviço de emergência para pets

Funat – 3621-9055 (07 às 19 horas) e 98419-9507 (plantão)

Em casos de maus tratos a animais: Polícia Militar no 190 ou Polícia Civil 3631-9494