Dois novos pluviômetros são instalados no município

Colaborar para a redução de desastres em conjunto com órgãos governamentais em rede nacional. Com este objetivo, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem) colaborou na instalação de dois pluviômetros indicadores de chuva na Cidade Azul. Trata-se de um projeto que consiste na hospedagem de pluviômetros automáticos em locais próximos a áreas de risco, sendo necessário o estabelecimento de parcerias com entidades que possam abrigar o equipamento.

Com a implantação, é possível analisar em tempo real a marcação de previsões e ocorrências de chuva no município. Os equipamentos, instalados esta semana no município, um na secretaria municipal de Proteção e Defesa Civil e um no bairro São Martinho, em breve deverão ter seus dados disponibilizados na internet, na página do Cemadem e poderá ser acessada por toda a população no seguinte endereço: http://www.cemaden.gov.br/mapainterativo/.

No site, estão disponíveis também dados de cidades vizinhas como Laguna, Orleans, Armazém, São Bonifácio, Garopaba, Grão Pará, Rio Fortuna, Braço do Norte e Imbituba.

O secretário de Proteção e Defesa Civil Rafael Marques recorda o acontecimento histórico que foi a enchente de 1974 e contrasta com os avanços tecnológicos acessíveis nos dias de hoje. “Os pluviômetros que tinhamos antigamente eram todos manuais. Todos os dados eram anotados em cadernetas e demoravam muito até chegar à população. Hoje as pessoas podem ter acesso a essas informações em tempo real. Claro que este equipamento não vai impedir que caiam os 700mm (quantidade de chuva ocorrida no marco de 1974) sobre a região, mas vidas serão salvas porque poderemos avisar com antecedência”, ressalta.


Conheça o Cemadem

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem), sediado em Cachoeira Paulista (SP) tem por objetivo desenvolver, testar e implementar um sistema de previsão de ocorrência de desastres naturais em áreas suscetíveis de todo o Brasil. O centro é vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

No escopo do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres, o Cemadem monitora, atualmente, 957 municípios em todo o Brasil e todos têm histórico de registros de desastres naturais decorrentes de movimentos de massa (deslizamento de encostas, corridas de massa, solapamentos de margens/terras caídas, queda/rolamento de blocos rochosos e processos erosivos), ou decorrentes de processos hidrológicos (inundações, enxurradas, grandes alagamentos).

Só no sul do país, são 143 cidades monitoradas e na Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão são cinco, incluindo Tubarão.

Fonte: Decom/PMT