Estudantes realizam arte nos muros da escola Maria Emília Rocha

Uma parceria entre a EMEB Maria Emília Rocha e a Fundação Municipal de Cultura têm levado novas cores aos muros da escola e muita diversão aos alunos.

Tudo começou durante as aulas de artes. O assunto era: Arte Contemporânea que engloba manifestações como o grafite. Observando o interesse da turma pelo tema, a professora Ivana Reis sugeriu para a direção a criação de uma oficina de grafite.

Ao receber todo o apoio da escola, que contribuiu com a compra dos materiais utilizados na pintura dos muros, a professora procurou por antigas parcerias, o grafiteiro Kadu e a coordenadora de Ações Culturais da Fundação de Cultura e Esporte, Lilian Guedes. A proposta era que as atividades fossem realizadas no contra turno dos alunos.

O projeto iniciou com um aprofundamento no conteúdo de manifestações artísticas. Empolgados, os estudantes realizaram uma votação e escolheram o tema das ilustrações: Via láctea. Foram criados diversos desenhos e os melhores foram escolhidos pelos alunos do terceiro ano. O grafiteiro Kadu auxiliou para o aprimoramento das obras e em sequência iniciaram os trabalhos nos muros.

A preparação já foi feita e a próxima etapa é fazer o fundo que terá três tons de azul. Os estudantes recebem o auxílio do grafiteiro, mas realizam todos os trabalhos sozinhos. Com essa atividade a escola pretende fazer com o que os estudantes conheçam o outro lado do grafite, aprendendo mais sobre o assunto e um pouco da profissão.

A professora Ivana Reis, garante que está imensamente satisfeita com os resultados e que a dedicação e empolgação dos alunos é contagiante. “Todo sacrifício e cansaço, vai valer a pena”, afirma Ivana.

Essa parceria faz parte do Programa Municipal de Formação Cultural de Oficinas e Artes. O grafiteiro Kadu, participa também de outras ações na antiga rodoviária e no Programa Adolescente Responsável (Par). Os encontros acontecem todas as quartas-feiras. Quatro aulas já foram realizadas e a estimativa é que outras 10 sejam necessárias para a finalização da obra.

 

Fonte: Pamela Mendes/PMT