Tubarão tem representante em encontro nacional
Estreitar as relações com outras cidades envolvidas e expor ideias de ações voltadas à sustentabilidade serão alguns dos objetivos de reunião que ocorre no Rio de Janeiro, nesta quinta e sexta-feira (25 e 26). O encontro é promovido pelo Instituto Lixo Zero e terá a participação do diretor-presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente Guilherme Bressan e da coordenadora de meio ambiente Renata Porto Morais, como representantes de Tubarão.
Tubarão é um dos 12 municípios catarinenses que aderiu ao programa Lixo Zero, além de oito capitais, bem como algumas cidades de outros estados e também dos Estados Unidos, Itália e Dinamarca. Em março foi realizado em Florianópolis, o lançamento da Semana Lixo Zero, onde Tubarão foi representada no evento. O município realizou a Semana do Lixo Zero em 2014, reunindo cerca de 40 eventos, com grande participação de público.
Ainda dentro das ações de redução de resíduos, foi aprovada na Câmara de Vereadores a realização da Semana Municipal de Consciência ao Consumo e Destinação de Resíduos. O evento é considerado um movimento mundial e será realizado em outubro no município. A semana terá como objetivo fazer com que todas as entidades, empresas e cidadãos discutam numa única data o mesmo tema, expondo ideias com base nas ações voltadas ao público de diversas áreas, sempre com os resíduos sólidos como pano de fundo dos eventos a exemplo de outras cidades do estado, do Brasil e do mundo. “Considero esse movimento muito importante numa mudança de cultura em Tubarão. Nós já temos a coleta seletiva na cidade, e esta viagem ao Rio de Janeiro fará com que tenhamos uma abrangência maior deste e de outros projetos da cidade”, ressalta o diretor-presidente da Funat Guilherme Bressan.
Fonte: Jean Cardoso/PMT