Conferência debate sobre os direitos do idoso

Com o objetivo de propiciar a reflexão e a discussão sobre o protagonismo e o empoderamento da pessoa idosa, e as consequências nas transformações sociais, como estratégia na garantia dos direitos deste público, ocorreu nesta quarta-feira (27) na Unisul, a 1º Conferência Municipal dos Direitos do Idoso.

Na ocasião estiveram presentes o prefeito Olavio Falchetti, a diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Social Jane Dal-Bó Falchetti, representantes da Câmara de Vereadores, a psicóloga da Delegacia de Proteção à Mulher, à Criança ao Adolescente e ao Idoso Larissa Silva Bernardo, além da presidente do Conselho Municipal do Idoso Fabiana Durante de Medeiros, membros do conselho municipal e comunidade em geral.

A conferência contou com uma palestra realizada por José Antônio Mattiola, diretor do Colégio Dehon na parte da manhã. Ele falou sobre o tema da conferência. O evento ainda contou apresentações culturais e um debate com os participantes.

“Eu acredito que estamos caminhando para uma melhor qualidade de vida, já que nosso país está envelhecendo. Hoje, há mais idosos do que crianças, por exemplo. Então, as ações estão acontecendo para melhorar a qualidade de vida deles e a mídia também ajuda com entrevistas e várias ações, mostrando que os idosos têm que ter uma boa alimentação, fazer atividades físicas, além de buscar uma melhor condição emocional e de paz de espírito”, ressalta a presidente do Conselho Municipal do Idoso.

À tarde, os grupos do conselho discutiram ações voltadas ao idoso em Tubarão. A conferência encerrou com a escolha dos delegados para a 5ª Conferência Estadual do Idoso, que será realizada no próximo semestre, em local ainda a ser confirmado.

 

Fonte: Jean Cardoso/Decom/PMT