Alimentação escolar será enriquecida com produtos especiais
Diretoras dos Centros de Educação Infantil (CEI), acompanhadas de uma merendeira de suas respectivas unidades, participaram, na última quinta-feira (7), da capacitação sobre implantação de fórmulas infantis na alimentação escolar de alunos com até dois anos de idade.
Durante o curso, foram repassadas informações importantes sobre a utilização das fórmulas infantis Nestogeno 1, Nestogeno 2 e Nan Soy, que passarão a ser distribuídas para todo os CEIs da rede municipal de ensino, a partir da próxima semana.
A Organização Mundial de Saúde recomenda, para a população em geral, que os bebês recebam exclusivamente leite materno durante os primeiros seis meses de idade. Depois dos seis meses, com o objetivo de suprir suas necessidades nutricionais, a criança deve começar a receber alimentação complementar segura e nutricionalmente adequada, juntamente com a amamentação, até os dois anos de idade ou mais.
No entanto, em todo o mundo, poucas crianças são alimentadas exclusivamente com leite materno pelo tempo recomendado, sendo um dos vários motivos, o retorno da mãe ao trabalho. Com isso, a alimentação complementar dos bebês, geralmente, vem acompanhada da introdução de leite de vaca e mamadeiras.
O leite de vaca muitas vezes acaba sendo a opção mais fácil e acessível de alimento para crianças na faixa etária de seis meses a dois anos de vida. Estima-se que cerca de 70% dos lactentes do Brasil recebem leite de vaca no primeiro ano de vida. Porém, o leite de vaca não é um alimento adequado em função das características fisiológicas e necessidades nutricionais da criança.
O leite de vaca possui baixo teor de ferro, que pode causar anemia; alto teor de proteínas e sódio, que podem sobrecarregar os rins ainda imaturos; baixo teor de gorduras essenciais, como ômega 3 e 6, e ser deficiente em várias vitaminas, que podem levar a um prejuízo no crescimento e no desenvolvimento cerebral.
Com base em todas essas informações, o Departamento de Alimentação Escolar, com apoio da Fundação Municipal de Educação de Tubarão, vai substituir o leite de vaca servido atualmente nos CEIs, pelas fórmulas infantis, bem mais apropriadas às necessidades nutricionais das crianças de 0 a 2 anos.
Fonte: Adriana Oliveira/Decom/PMT