Seminário discute inserção da Arte e Educação Física, no Ensino Infantil
Cerca de 500 pessoas, entre educadores e estudantes das áreas de Arte e Educação Física, participaram nesta quinta-feira (13), no Espaço Integrado de Artes, da Unisul, do “1º Seminário: Disseminação das Vivências da Arte e da Educação Física no Cotidiano da Educação Infantil”.
A programação do evento, promovido pela Fundação Municipal de Educação, contou com a realização de palestra, mesa redonda e debates, com o objetivo de identificar a contribuição da Arte e da Educação Física, para o desenvolvimento de crianças de 0 a 5 anos.
Segundo a diretora-presidente da Fundação Municipal de Educação, Lúcia Helena Fernandes de Souza, o seminário é uma das etapas para a inclusão das disciplinas de Arte e Educação Física, nas unidades escolares com Educação Infantil. “A intenção é discutir e reescrever a proposta pedagógica, adaptando-a a atual realidade do ensino no país. Juntos, queremos debater a inserção destes profissionais na educação infantil, algo que certamente trará um grande ganho à qualidade do ensino oferecido pela rede municipal”, atesta.
Ao longo do evento, diversos profissionais compartilharam experiências, possibilitando aos participantes criar um senso crítico e discutir aspectos importantes sobre as disciplinas de Educação Física e Arte, no contexto da Educação Infantil. “Educação Infantil: formação, corpo e movimento em debate” foi o tema abordado pelas educadoras: Luciane Lara Acco (Unisul); Alzira Isabel da Rosa (Secretaria Municipal de Educação de São José) e. Maristela Pandini Simiano (Dehon/Unisul).
O tema “Arte na Educação Infantil” foi ministrado pela Valdézia Pereira, Coordenadora do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Unisul.
O evento foi encerrado com a troca de experiências e a apresentação da prática de Educação Física e da Arte na Educação Infantil.