Monitoramento das chuvas é discutido em reunião

Com a previsão meteorológica indicando grandes volumes de chuva para os próximos dias, a secretaria de Proteção e Defesa Civil realizou na tarde desta quinta-feira (27), uma reunião com o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) para discutir o monitoramento do nível do Rio Tubarão. O encontro ocorreu na sede da secretaria e contou com a participação dos integrantes do grupo, que é formado por secretarias e fundações municipais e órgãos de segurança pública.

Segundo o secretário de Proteção e Defesa Civil Rafael Marques, os modelos de previsão do tempo indicam uma redução dos volumes. “Inicialmente os modelos indicavam um volume de 300 milímetros de chuva de hoje (quinta) até domingo. Agora a previsão é de 200 mm. Este volume pode provocar alagamentos pontuais, principalmente, se ocorrer chuva forte em um pequeno espaço de tempo”, explica Rafael.

A Defesa Civil está de sobreaviso e realiza o monitoramento das condições do tempo e do nível do rio. “Fazemos o monitoramento das estações meteorológicas, hidrometeorológicas e de nível instaladas em Tubarão e nos municípios vizinhos, além do acompanhamento dos radares e modelos meteorológicos. A situação hoje é tranquila, o nível do rio é de 1,62m. De qualquer forma, como já temos um acumulado de chuva de 150 mm no mês, enquanto a média histórica de junho é de 75 mm, e a previsão é de mais 200 mm, estamos acompanhando as evoluções dos sistemas e do nível do rio”, afirma Rafael.

Além da equipe da Defesa Civil, os integrantes do Grac também estão de sobreaviso e poderão ser acionados caso seja preciso. As informações e o acompanhamento da situação poderão ser obtidos no site da prefeitura (www.tubarao.sc.gov.br) e pela fan page da prefeitura no Facebook (www.facebook.com/prefeituradetubarao).

 

Fonte: Amanda Menger/Decom/PMT