Dose de reforço é ampliada para pessoas a partir de 18 anos
Com o intuito de acelerar a vacinação contra a Covid-19 e realizar uma proteção contra o vírus de maior eficácia, algumas alterações foram realizadas pelo Ministério da Saúde, em relação as doses de reforços e a Fundação Municipal de Saúde (FMS) já colocou em prática em Tubarão.
A partir de agora, será realizada a ampliação do público que podem receber a dose, portanto, todas as pessoas de 18 anos ou mais que realizaram a segunda dose da vacina há, pelo menos cinco meses, já podem receber o reforço vacinal.
Destaca-se, que esta alteração vale para as vacinas dos laboratórios AstraZeneca/FioCruz, Coronavac/Butantan e Pfizer. As pessoas que receberam as vacinas da Janssen devem aguardar novas orientações do governo federal em relação a segunda dose do mesmo laboratório e a dose de reforço.
Podem receber a dose de reforço também:
– Dose de reforço para idosos (65 anos ou mais) que completaram o esquema vacinal até o dia 20 de junho (cinco meses). Levar o documento de identificação com foto, Cartão do SUS e o comprovante de recebimento das duas doses anteriores;
– Dose de reforço para imunossuprimidos que completaram o esquema vacinal há, pelo menos, 28 dias. Levar o documento de identificação com foto, Cartão do SUS, comprovante de recebimento das duas doses anteriores e comprovante da condição de saúde;
– Dose de reforço para trabalhadores da saúde que completaram o esquema vacinal há, pelo menos, cinco meses. Levar o documento de identificação com foto, Cartão do SUS e o comprovante de recebimento das duas doses anteriores e documento comprobatório de vínculo profissional com a área da saúde.
Vale lembrar também, que neste sábado (20), acontecerá o Dia D de Mobilização Nacional contra a Covid-19 no Centro de Vacinação na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, que estará aberto das 09 às 15 horas. Na data, as pessoas que não estão em dia com a vacina poderão receber o imunizante.