Encontro debate segurança alimentar e nutricional no município

Profissionais da área da Saúde, Educação e Assistência Social e gestores do município participaram nesta quarta-feira (22) do 1º Encontro Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento que teve como tema “Vozes, Miséria, Fome e Pandemia” foi realizado no auditório da Casa da Cidadania.

 

O encontro foi idealizado pela Fundação Municipal de Desenvolvimento Social e pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea). Um dos principais objetivos das palestras e dos painéis de debate foi a análise das propostas da 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional realizada em setembro de 2019, a qual teve a troca de experiências no sentido de fortalecer os compromissos políticos para a promoção da segurança alimentar e do direito humano à alimentação adequada.

 

O auditório recebeu cerca de 80 pessoas entre conselheiros do Comsea, servidores das áreas da Saúde, Educação e Social do município, agricultores fornecedores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), entidades e usuários beneficiados pelo programa.

 

“A situação da insegurança alimentar se agravou com a situação da pandemia. Em Tubarão, de janeiro a setembro de 2021 foram concedidas cerca de 1.900 cestas básicas, 13 mil quilos de frutas e hortaliças adquiridas através do programa de aquisição de alimentos, além de outros itens para atender as necessidades básicas da população atendida pelos nossos programas sociais. Hoje, cerca de 1.500 famílias estão em acompanhamento pelos serviços da assistência do município e 1883 famílias são beneficiárias do programa Bolsa Família”, ressaltou o diretor-presidente da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social André Fretta May.

 

As palestras foram conduzidas pela professora do curso de Nutrição da Unisul Andriele Aparecida da Silva Vieira, pela gestão técnica do SUAS e técnica responsável pelo PAA Kelly Botega Fortunato, pela gerente da fundação Lilian Folchini Masieiro Gonçalves e pelo presidente do Comsea e gerente da Secretaria de Agricultura e Interior Daniel Bitencourt, além do diretor-presidente André Fretta May.