Documentário sobre a imigração italiana na região é lançado
A Fundação Municipal de Cultura, em parceria com as associações Italianos no Mundo e Internacional Trevisani Nel Mondo, lançou nesta sexta-feira (4) o documentário que conta a história da imigração italiana na região, em comemoração à Semana da Etnia Italiana (1 a 7 de junho). A data é celebrada em Tubarão de acordo com a Lei Municipal 3361/09.
São quatro entrevistados que resgatam a história através de estudos. A apresentação fica por conta da italiana de Pádova, Giorgia Miazzo. Pesquisadora da história da Grande Imigração Italiana, Giorgia é escritora de livros que abordam temas imigratórios e a língua do Talian, recontado em edições que abordam as viagens que fez pelos cinco continentes no mundo. No vídeo a escritora relata o contexto histórico italiano no período da imigração, como viviam, o que eles precisavam para sair do país, de onde saíram e onde deveriam chegar. Fatos reais e novos em confronto com o que aprendemos nestes 145 anos de imigração na região.
Na sequência, Idemar Ghizzo – museólogo do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel de Orleans, professor da Unibave, pesquisador da Imigração no Sul Catarinense, um dos autores do Livro Colônia Azambuja: a imigração italiana no sul de Santa Catarina – apresenta fatos junto com o doutor Paulo Sérgio Osório. O autor da tese “Apropriação territorial e o papel das elites locais no processo de modernização na região sul catarinense no século XIX” traz o contexto da formação das colônias, chegada dos imigrantes na região por Tubarão com destino à Colônia de Azambuja que, naquela época, era em terras tubaronenses. Paulo é historiador, professor do curso de História da Unesc e coordenador do Centro de Memória e Documentação – CEDOC/UNESC.
O ex-prefeito Irmoto Fuerschuette fala sobre o trabalho voluntário do pai em atendimento aos italianos que trabalhavam na pequena Tubarão, na época da ferrovia e dos trabalhos com o carvão, e também a importância desta etnia para o desenvolvimento de Tubarão e de todas as cidades do Sul de Santa Catarina. Finalizando as falas com alerta ao Poder Executivo da cidade para a importância de ser ensinado o idioma italiano nas escolas, pois assim poderão conhecer suas raízes e a importância dela para Santa Catarina.
O documentário é encerrado por Fabiola Cechinel e Eusebio Tonetto Pasini – presidente e vice-presidente da Trevisani Nel Mondo de Tubarão. Em suas falas relatam a importância da literatura nos livros que trazem a história da imigração, a construção e a importância da cidade de Tubarão para a construção das cidades ao nosso redor. Outro ponto abordado foi a constituição da associação Veneta de Tubarão, que depois torna-se a Associação Trevisani Nel Mondo, que em 08 de maio, completou 25 anos de existência.
Graças ao empenho dos descendentes, dos integrantes do coral Ricordi d´Italia, que até hoje participa ativamente da associação, bem como a atuação dos integrantes das últimas diretorias em vários eventos, que promovem o nome da associação e do município através da Fundação Municipal de Cultura.
Prêmio Amadio Vettoretti – Na segunda-feira (7), na Câmara de Vereadores, ocorre entrega a do Prêmio Amadio Vettoretti, historiador tubaronense, que muito trabalhou em prol dos italianos de Tubarão e região aos mantenedores da etnia em vários setores da sociedade. Com a sessão, encerra-se a semana da etnia em 2021.