NASF e ESF atuam na prevenção de piolhos em escola
O Pediculus capitis, conhecido popularmente como piolho, não escolhe sexo, idade, nem classe social. Por isso, o cuidado e a atenção devem ser os mesmos em todos os casos.
A unidade de Saúde Vila Esperança através da enfermeira Mari Lúcia Domingos, Nasf Centro representado pela farmacêutica Kassiane E. Farias de Souza, realizaram uma ação de prevenção de pediculoses do couro cabeludo através da distribuição de loção para os alunos da escola EMEB Manoel José Antunes.
A coordenação da escola convocou os pais para que comparecer na escola para receber a loção, e uma orientação para que o mesmo seja utilizado de forma correta. “O meio mais simples de prevenir o piolho é observar a frequencia que a criança está coçando a cabeça, principalmente na região da nuca e atrás das orelhas. Neste caso, deve ser iniciado rapidamente o tratamento, antes que os piolhos se espalhem para os colegas da classe”, destacou a farmacêutica Kassiane.
Ainda de acordo com a profissional, o problema pode iniciar através de uso compartilhado de tiaras de cabelo, escovas, pentes, capacetes, bonés e entre outros. “O piolho vive agarrado aos fios de cabelos e ataca o couro cabeludo, passando principalmente de uma cabeça para a outra pelo contato direto”, completou Kassiane.
Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT