Tubarão será Núcleo de Referência em Educação Financeira para SC; lançamento do programa acontece dia 4
A prefeitura de Tubarão, em parceria com o Ministério da Educação – MEC e com a Comissão de Valores Mobiliários – CVM, vinculada ao Ministério da Economia, lançará no próximo dia 4, em cerimônia a ser realizada a partir das 14 horas no auditório do Espaço Integrado de Artes da Unisul, o Programa Educação Financeira na Escola em Santa Catarina, com o estabelecimento da Cidade Azul como Núcleo de Referência em Educação Financeira para Santa Catarina pela CVM.
Este programa de formação visa oferecer conhecimentos básicos sobre finanças pessoais de forma interligada às disciplinas da grade curricular dos estudantes, de forma que estes possam inserir os aprendizados na rotina dentro e fora da escola. A expectativa é de que, em três anos, 500 mil professores sejam capacitados, podendo então levar o tema a mais de 25 milhões de estudantes.
Em agosto do último ano, a prefeitura, por intermédio da secretaria de Fazenda, manifestou interesse, assinado na ocasião pelo prefeito Joares Ponticelli e o secretário Raphael Bianchini com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM/Ministério da Economia), que estabeleceu os termos do Acordo de Cooperação Técnica entre a secretaria de Fazenda, MEC e CVM. Por esta ocasião, inclusive, o secretário Raphael viajou a Brasília, na companhia do gerente da secretaria de Fazenda professor Felipe Felisbino, que coordena o projeto a convite do MEC e CVM para a cerimônia de lançamento do programa.
Diversas autoridades dos governos Federal, Estadual e Municipal participarão da solenidade, dentre eles, a saber:
– Milton Ribeiro – Ministro da Educação;
– Carlos Moisés – Governador de Santa Catarina;
– Mauro Rabelo – Secretário de Educação Básica do MEC (SEB/MEC);
– Wagner Vilas Boas – Secretário de Educação Superior do MEC;
– Juliana Oliveira Domingues – Secretária Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça;
– José Alexandre Cavalcante Vasco – Superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores da CVM (Comissão de Valores Mobiliários);
– Luiz Fernando Cardoso (Vampiro) – Secretário de Estado da Educação;
– Osvaldir Ramos – Presidente Conselho Estadual de Educação;
– Patrícia Lueders – Presidente da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação);
– Cláudio Orço – Presidente da UNCME (União dos Conselhos Municipais de Educação);
– Adeliana Dal Pont – Diretora da Escola do Legislativo;
– Joares Carlos Ponticelli – prefeito de Tubarão;
– Caio César Tokarski – vice-prefeito de Tubarão;
– Mauri Luiz Herdt – Reitor da Unisul;
– Secretários e vereadores.
O evento marcará, ainda, a apresentação do Guia dos Temas Contemporâneos Transversais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o lançamento do Programa Municipal de Educação Financeira e Fiscal de Tubarão.