Segundo catálogo Tubarão é Mais Criativa é lançado

A prefeitura de Tubarão e o Sebrae lançaram na noite desta terça-feira (6), no Museu Ferroviário, o segundo catálogo Tubarão é Mais Criativa – Revelando e Valorizando a Essência e a Cultura de Tubarão.

Depois de meses de produção e dedicação de diversos profissionais, o catálogo foi finalizado e traz coleções de produtos de 10 artesãos, que representam ícones da história, cultura e paisagem de Tubarão.

O catálogo Tubarão é Mais Criativa é resultado do projeto Tubarão é Mais, um movimento pela retomada econômica dos micro e pequenos negócios da Cidade Azul, que foram afetados pela pandemia do coronavírus.

A edição deste ano tem como tema principal a ferrovia, primeiro e mais importante agente de mudanças econômicas e sociais no município e de todo sul de Santa Catarina, região marcada pela exploração do carvão. “A ferrovia serviu de inspiração para os artesãos que pesquisaram muito para chegar a peças incríveis, como bolsas, camisetas, colares, vasos e, até mesmo, a culinária foi influenciada com a criação de brigadeiros e pizzas”, revela a consultora do Sebrae, Michele Laforga.

O projeto integra uma série de iniciativas do Comitê de Desenvolvimento Econômico de Tubarão, vinculado à secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, cujo objetivo é auxiliar os empreendedores e melhorar o ambiente de negócios no município. “Ver esse resultado na prática é muito gratificante. E tudo isso só acontece, porque a proposta do programa está ecoando e atingindo outros públicos. A economia criativa é a base da inovação e os artesãos demonstraram nesta nova coleção estarem muito à frente sem esquecer nossas origens”, ressaltou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Giovani Bernardo.

Durante o período em que participaram do programa, foram disponibilizados aos artesãos diversas atividades e soluções como capacitações coletivas, consultorias individuais, mentorias, workshops e realização de eventos, entre outras iniciativas, para aliar o potencial inovador à identidade cultural local.

A artesã Izabelle de Souza Zabot falou nome dos demais artesãos e destacou a mudança promovida pelo programa. “Nos possibilitou uma imersão na história de Tubarão, pois fomos instigados a pesquisar, buscar elementos que pudessem embasar nossos produtos. E cada um de nós teve a oportunidade de conhecer melhor o que fazemos e aprimorar nossa produção que ganhou a identidade de nossa cidade, agregando muito valor.”

O programa Tubarão é Mais é voltado para micro e pequenos negócios dos setores de agricultura, artesanato, comércio varejista de oficinas e do centro, gastronomia, inovação, internacionalização e turismo.

Confira no anexo abaixo, o catálogo completo.

Arquivos