GRUPO DE AÇÕES COORDENADAS – GRAC – BOLETIM 8
O Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) fez, na manhã deste domingo (8), um balanço dos principais problemas ocorridos na madrugada de sábado (7) e manhã de domingo (8).
Ao longo da madrugada, o nível do rio Tubarão baixou quase um metro, o que trouxe um pouco de tranquilidade com relação ao extravasamento da calha, contudo, o grupo continua vigilante, uma vez que, além do indício de mais chuvas nas próximas horas, o que pode elevar o volume de água nos mananciais e afluentes, existem ainda muitos riscos de desmoronamento em virtude do encharcamento do solo.
O Corpo de Bombeiros atendeu 38 chamadas nas últimas horas, prestando auxílio a 118 pessoas.
A secretaria de Serviços Públicos fez o transporte de móveis e demais pertences de cerca de 50 famílias, que necessitaram retirar a mobília de regiões mais afetadas. E deflagou, na manhã deste domingo (8) operação de limpeza de entulhos, lama e demais sedimentos. Cerca de 50 trabalhadores, entre servidores públicos municipais e de empresas terceirizadas, atuam nas áreas mais afetadas.
A secretaria de Infraestrutura teve uma atuação fundamental na resolução do problema apresentado em uma galeria às margens do rio Tubarão, nas cabeceira da ponte Heriberto Hülse. Durante toda a madrugada, as equipes atuaram no local, para conter a vazão da água que estava indo em direção ao bairro Dehon.
A comporta do KM 60, uma obra do governo do Estado, foi outro ponto que dispendeu atenção das equipes da Defesa Civil do município. A comporta de madeira não suportou a pressão das águas e foi completamente destruída. O governo do Estado está ciente do problema e busca soluções urgentes.
Na área da Saúde, equipes de enfermeiros, médicos e da farmácia da Fundação Municipal de Saúde prestaram atendimento às pessoas alojadas nos abrigos indicados pela Fundação Municipal de Desenvolvimento Social.
Neste domingo (8), a Fundação de Desenvolvimento Social ficou responsável pelo envio de alimentação, especialmente para as pessoas alojadas na Catedral Diocesana e arrecadação de colchões para o abrigos e deflagrou uma campanha para aquisição de itens como alimentos não perecíveis, leite longa vida, leite fórmula infantil, fraldas infantis, produtos de higiene e limpeza, roupas de cama e colchões. As doações podem ser direcionadas à sede da fundação, na Casa da Cidadania, rua São Manoel, 140, Centro. Fone: 3621-9889.
A Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat), ainda tem sob seus cuidados cerca de 100 animais domésticos, pertencentes às famílias desabrigadas.
Na tarde deste domingo (8), o grupo reúne-se novamente para avaliar a situação e planejar as próximas ações.