GRUPO DE AÇÕES COORDENADAS – GRAC – BOLETIM 9

Na tarde deste domingo, o Grupo de Ações Coordenadas de Tubarão e Capivari de Baixo, o GRAC, realizou mais uma reunião geral de avaliação da situação das chuvas na região e da consequente cheia do Rio Tubarão.

Além dos integrantes do grupo, o encontro realizado na sede da Gerência Regional de Defesa Civil contou com a participação dos prefeitos de Tubarão, Jairo Cascaes, e de Capivari, Márcia Roberg, além de outras autoridades.

Foram atualizadas algumas informações e situações de momento, como a continuidade da interdição da Rodovia Aggeu Medeiros, na região da Madre; a liberação da ponte do Sertão das Jararacas; a liberação da Avenida Padre Geraldo Spettmann, e, por consequência, a normalização do fluxo da Avenida Patrício Lima, que voltou a ser de mão única; a volta ao funcionamento normal da rodoviária, com o retorno de embarques e desembarques ao terminal; cerca de 20 animais ainda continuam sob os cuidados da Fundação Municipal de Meio Ambiente – Funat.

Ainda, foi ratificada a decisão sobre a Rede Municipal nesta segunda-feira (9), ou seja, as Escolas Municipais de Educação Básica e os Centros de Educação Infantil não terão aulas, conforme informado mais cedo.

O nível do Rio Tubarão segue baixando, com medição feita às 18h25 pela Plantar Agronomia apontando 3,42m, o que regrediu o status de emergência para alerta.

Sobre as Unidades Básicas de Saúde, algumas situações. A unidade do bairro Recife estará fechada nesta segunda-feira (9), no período da manhã, para trabalhos de limpeza e reparos, com funcionamento normal no período vespertino. Por sua vez, a unidade do Morro da Caixa estará fechada durante todo o dia, com o atendimento desta abrangência sendo transferido para a Policlínica, no horário das 7 às 12 horas e das 13 às 16 horas. As demais unidades de saúde funcionam normalmente nesta segunda-feira (9).

Em relação aos abrigados nas várias casas de apoio espalhadas pela cidade, o cenário de momento é o seguinte:

– Igreja Verdade – 29;

– Salão Paroquial São Martinho – 18;

– Salão Paroquial Morrotes – 30;

– Salão Paroquial Bom Pastor – 8;

– Cáritas – 15.

O total, portanto, é de 100 pessoas ainda abrigadas nas unidades escolhidas pela prefeitura. Permanecerão abertos durante esta noite os salões paroquiais dos bairros São Martinho, Morrotes, a Igreja Verdade, a Associação João 3:16 e o Albergue Leon Denis.

Na galeria, você acompanha um vídeo onde o prefeito Jairo Cascaes e o gestor coordenador de Proteção e Defesa Civil Diego Goulart fazem um balanço da situação na cidade.