Palestra com Regina Shodu inspira educadores de Tubarão
Professores e gestores da rede municipal de ensino, de Tubarão, da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, participaram, na tarde desta sexta-feira (3), da palestra da pedagoga, Regina Shodu.
O diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Maurício da Silva, abriu o evento e relatou as atividades pedagógicas já observadas em sala de aula, resultado da palestra apesentada pela educadora em 2019. “É muito gratificante perceber em nossas escolas, diversas atividades práticas que foram ensinadas pela professora Regina, na primeira vez em que ela veio a Tubarão. Nas amostras escolares, também podemos perceber a influência da educadora”, afirmou.
A palestrante, com mais de 37 anos de atuação na área educacional, trouxe para os educadores conteúdos práticos e teóricos referentes ao processo de alfabetização e consciência fonológica. Regina Shodu, enfatizou a importância da leitura e da escuta ativa. “Hoje, a criança ouve e não filtra a informação e, também, não tem hábito de leitura frequente, o que resulta em um repertório pobre, que afeta o desempenho verbal e a escrita”, destacou.
Segundo a educadora, quando a criança começa a tomar consciência dos diferentes arranjos estruturais que compõem uma palavra, ela adquire a consciência fonológica. “Crianças que têm a consciência fonológica bem desenvolvida podem ter maior facilidade na aprendizagem de leitura e escrita”, observa Regina.
A pedagoga explicou ainda que a consciência fonológica pode ser desenvolvida por meio de brincadeiras e jogos compatíveis com a idade e o desenvolvimento neurológico da criança. “A estimulação precoce da consciência fonológica proporcionada por familiares e professores pode ser o diferencial em futuras aquisições de leitura e escrita das crianças”, indicou Regina.
A palestra de Regina Shodu integra o calendário de capacitações ofertadas pela Fundação Municipal de Educação. Desde fevereiro, os educadores participam de palestras e cursos com diversas temáticas, visando à qualificação do processo ensino aprendizagem.