Zeramento da fila na educação infantil é um dos cases de sucesso do maior evento de educação promovido pela Undime/SC

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação de Tubarão, Maurício da Silva, foi um dos palestrantes no segundo dia da edição de 2023 do Fórum Ordinário Undime/SC e Região Sul, evento que reuniu em Florianópolis educadores de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Tubarão foi um dos quatro municípios catarinenses escolhidos pelo comitê composto por representantes da diretoria executiva da seccional catarinense, que avaliou mais de 50 práticas inscritas e selecionou as quatro que melhor se relacionaram com a proposta do evento, além de levar em conta a experiência da rede com o projeto.

Maurício da Silva trouxe ao palco o case “Zeramento da fila na Educação Infantil” e, durante sua fala, detalhou como o município de Tubarão conseguiu acabar com a fila de espera por vagas na educação infantil, que chegou a ter 1.440 crianças de 3 meses a 5 anos, em 2019.

O dirigente lembrou que uma fila de espera tão grande resultava em demanda judicial, impossibilitava as mães de trabalharem e, principalmente, fazia com que as crianças, principalmente as mais pobres, não recebessem os estímulos na idade adequada, que fazem toda diferença nas demais da escolaridade e da vida. “Para zerar a fila, criamos o Cadastro Fila Única, que confere transparência ao processo, já que a família pode acompanhar no sistema o andamento da inscrição, ampliamos a rede física de educação, transformamos duas unidades escolares da rede estadual em Centros de Educação Infantil e compramos vagas na rede privada, o que foi decisivo. A partir daí, conseguimos não só zerar a fila, como estar com 100% das crianças da educação infantil em tempo integral nas escolas, ou seja, com atendimento de 11 horas diárias.”

No final do ano 2019, a Fundação Municipal de Educação anunciou o zeramento da fila em Tubarão, já que naquele momento todas as crianças inscritas no Cadastro Fila Única estavam matriculadas em uma das unidades de educação infantil da rede pública ou nas escolas credenciadas. “Foi uma satisfação compartilhar essa experiência positiva com outros secretários municipais neste evento de grande representatividade para a área educacional. Espero que o nosso exemplo possa inspirar iniciativas para melhorar a educação pública em nosso país”, afirma Maurício.

Nesta quinta-feira (30), último dia do evento, acontecerão mais duas palestras: “Implantação de uma gestão democrática na rede municipal”, por Vanessa Omizzollo de Medeiros, RME de Videira/SC; e “Avaliação diagnóstica como instrumento de aprendizagem”, por Carla Cristofolini, RME de São José/SC.