Fundação Municipal de Saúde apresenta ações e gastos do primeiro quadrimestre
Cumprindo com o que preconiza a legislação e atendendo a solicitação do Conselho Municipal de Saúde, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou, na última semana, uma reunião on-line para apresentação detalhada das ações e gastos realizados no primeiro quadrimestre de 2020. A apresentação foi conduzida pela enfermeira Simone Hoffmann Maiato Santana, coordenadora do setor de Planejamento em Saúde da FMS, contando com a presença de membros do conselho, outros profissionais da fundação e convidados. A videoconferência foi aberta a toda a população.
A prestação de contas, que acontece duas vezes ao ano, sempre ocorre de forma presencial na sede da Amurel, mas, devido a pandemia mundial da Covid-19, teve que ser realizada virtualmente. Nela, foi comentado sobre todas as atividades que estavam previstas e foram executadas durante esse período, as que não aconteceram e as que ainda estão em execução, bem como os custos financeiros utilizados para execução destas ações.
Durante as duas horas e meia de reunião, o grupo também debateu sobre a situação da dengue no município, quando houve a explanação sobre o panorama da dengue, as estratégias e ações preventivas pelo coordenador do Programa de Combate a Endemias, Hélio de Oliveira Junior.
“Esta ação está prevista na legislação do SUS e nas atribuições do Conselho Municipal de Saúde, órgão deliberativo e fiscalizador das ações de saúde na cidade. Muitos municípios estão deixando de fazer pelo fato de não poderem ocorrer reuniões presenciais, mas nós optamos por realizá-la, mesmo que de maneira virtual, pois sabemos da importância do controle social em todas as ações de Saúde Pública”, comenta Simone.