Comércio vai reduzir horário de funcionamento por conta da crise da Covid-19

Em duas reuniões, uma pela manhã e outra na tarde desta terça-feira (17), lideranças do setor produtivo da cidade e do governo municipal, discutiram medidas para evitar a proliferação do coronavírus, após os efeitos da publicação do Decreto nº 4.979, pela prefeitura de Tubarão.

 

 

Estavam presentes às reuniões representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas, Sindilojas, Farol Shopping, Federação das CDLs de Santa Catarina,Associação Empresarial de Tubarão (Acit) e Sindicato dos Contabilistas. Pela prefeitura, o prefeito Joares Ponticelli, o diretor-presidente da Fundação de Saúde, Daisson José Trevisol, e outros secretários municipais participaram das discussões.

 

 

O principal assunto em pauta foi o funcionamento do comércio na cidade, já que nesta atividade há bastante circulação de pessoas, o que, segundo especialistas da área da saúde, convém à transmissão do novo Coronavírus (COVID – 19). Outro fator, é que o movimento nas lojas tem diminuído, pois a população é orientada a ficar em casa, por causa das possibilidades de contágio. Após levantarem sugestões e levarem às suas respectivas entidades, na segunda reunião foram aprovadas algumas medidas que passam a fazer parte do Decreto nº 4.979.

 

 

O horário do comércio de rua no município de Tubarão, a partir desta quinta-feira (19/03), será das 13h30 às 19 horas, nos dias úteis, e das 9h às 12 horas, aos sábados, durante 15 dias. O Farol Shopping abrirá suas lojas das 12h às 21 horas, todos os dias. As medidas também alcançam restaurantes e pizzarias, que só poderão funcionar até as 22 horas. Estabelecimentos que funcionem como bares, lanchonetes, pubs, casas noturnas, boates, serviços ambulantes, food trucks, terão que suspender as atividades, não podendo funcionar neste período de 15 dias.

 

 

Supermercados, padarias e farmácias têm seu funcionamento liberado em seus horários tradicionais, desde que adotem medidas para evitar o contato de pessoas umas com as outras e a constante higienização de superfícies e acessórios de uso comum. As medidas com relação aos horários não se aplicam ao setor industrial e de serviços, que poderão funcionar como habitualmente fazem ou a critério de seus dirigentes.

 

 

As medidas não são definitivas, estando sujeitas a alterações de acordo com a evolução do quadro epidêmico do Coronavírus (COVID – 19)
na cidade, o que é acompanhado pelas autoridades de saúde. O prefeito Joares Ponticelli criou um gabinete de crise, composto por técnicos do governo e lideranças empresariais presentes às reuniões, para continuarem acompanhando e discutindo o assunto. “Só com a união de todos, poderemos combater esta tão terrível doença, que está transformando a rotina de nossa cidade. Nossa missão é cuidar para que os efeitos sejam os mínimos possíveis, por isso, agradecemos o apoio das lideranças empresariais da cidade, que colaboram conosco nesse momento”, ressaltou o prefeito.

 

 

Os representantes das entidades saíram satisfeitos com as medidas aprovadas e seguem acompanhando a situação, prontos para qualquer ajuste que se faça necessário. “Todos estamos muito preocupados com a saúde da população, de nossos funcionários e também com a economia de nossa cidade, que certamente sofrerá impactos. Mas, com as medidas tomadas hoje, esperamos poder contribuir para amenizar os problemas”, relatou o presidente do Sindilojas, Marciano Michels. Ouça o depoimento das demais lideranças nos áudios anexos.