Vigilância Sanitária e Guarda Municipal participam de capacitação sobre transportes de produtos perigosos
Visando a qualificação dos profissionais, a equipe de Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e agentes da Guarda Municipal participam, nesta semana, de um evento de “Capacitação de legislação, fiscalização preventiva e emergências no transporte de produtos perigosos”, promovida pela Diretoria de Gestão de Desastres da Defesa Civil de Santa Catarina. A capacitação iniciou nesta terça-feira (22), durante todo o dia, no auditório da 3ª Cia do 63º Batalhão de Infantaria e segue até quinta-feira (24).
Entre aulas teóricas e práticas, a educação continuada sobre o transporte de produtos perigosos, segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária Fernanda Borghezan, as capacitações só acrescentam no profissional e no serviço à população. “Para nós fiscais e para o município é muito importante, já que está contribuindo diretamente nas ações de fiscalização nos transportes de produtos perigosos, nos riscos que eles podem causar tanto para os motoristas, para profissionais, para a população e também para o meio ambiente, se não for bem fiscalizado”.
Nos três dias de cursos os participantes receberão orientações e instruções de questões como legislações específicas para o transporte de produtos perigosos, classificação e identificação dos produtos, simbologia das cargas, conceitos e definições, procedimento de isolamentos inicial e de segurança em emergência com produtos perigosos, atividades de pista e resoluções diversas de órgãos como a Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT).
Os participantes ainda recebem um certificado das aulas práticas e teóricas.