Julho amarelo: mês alerta sobre as hepatites virais
Julho iniciou e com ele a luta contra as hepatites virais. Definido como Julho Amarelo, a ação vem para conscientizar sobre o grave problema de saúde pública. A doença, que nem sempre apresenta sintomas, pode ser provocada por uma série de situações. E em busca de conscientizar e alertar a população tubaronense sobre a doença que pode ser silenciosa, uma programação durante o mês vai ser realizada, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e com início neste sábado (6).
São cinco tipos de hepatite, as mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C, mas também existem a D e E, mais raras no Brasil. A enfermidade ataca o fígado, e se não cuidada evoluí para quadros mais graves. Para serem diagnosticadas, é realizado exames de sangue e testes rápido. Assim, para promover a prevenção e o cuidado serão exercidas diversas atividades.
Neste sábado (6), uma equipe atenderá na Casa da Cidadania, em livre demanda, interessados em fazer teste rápido. O horário de funcionamento será das 9 até as 16 horas e para conseguir fazer o exame, basta ir até o local com um documento com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante o mês haverá testes rápidos, palestras educativas em escolas, curso técnico e empresas e distribuição de preservativo e a intensificação da vacina contra a hepatite B. Para a população vulnerável também haverá atividades voltadas.