Óbito por influenza ocorreu no mês de março

Em janeiro, um paciente masculino de 52 anos, realizou a internação no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) para um procedimento cirúrgico. Durante a internação começou a apresentar sinais e sintomas que são característicos ao do vírus influenza. Com isso, foi coletado dentro do próprio hospital, amostras para saber a confirmação do estado clínico do homem.

 


Foi constatado então a confirmação positiva para a doença, e o paciente começou a receber o tratamento mas não resistiu e veio a falecer no dia 3 de março. O caso é averiguado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE).

 


Segundo o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde Daisson Trevisol, o mais importante agora, é focar em se imunizar. “Houve sim uma morte confirmada, normalmente isso acontece quando as pessoas são imunodeprimidas ou com algum tipo de doença crônica, mas agora o que as pessoas devem fazer é procurar se prevenir com a vacina”, destaca.

 


A vacina é a única capaz de manter um organismo o mais longe possível do vírus. A vacinação nas Unidades Básicas de Saúde e na Policlínica Central, de acordo com os critérios instituídos pelo Ministério da Saúde, que são as divisões da população em grupos de riscos. Assim, facilitando a proteção dos que mais podem vir a sofrer das complicações do vírus.

 


Lembrando que os grupos prioritários são os únicos que podem receber a dose gratuita. Pessoas fora dos grupos e que querem se vacinar, podem ir atrás de clínicas particulares para ficarem imunizados e ficar atentos também aos mecanismos de prevenção.

 


Como se prevenir da contaminação?

 


Como qualquer tipo de gripe, a transmissão ocorre por meio de gotículas de saliva contaminadas que ficam no ar. Essas entram em contato com outra pessoa e causa a contaminação. O importante é sempre ficar atento a como ficar longe do vírus. Alguns das dicas que ajudam a prevenir a chance de ser contaminado:

 


1. Sempre lavar as mãos, principalmente após tossir e espirrar. Para lavar a mão, deve-se utilizar água e sabão ou álcool 70%. Para utilizar o álcool, é importante não estar com as mãos visivelmente sujas.

 


2. Deixar o ambiente sempre ventilado para a circulação do ar.

 

 

3. Cobrir boca e nariz sempre quando for espirrar ou tossir.

 

 

4. Não tocar na região dos olhos, nariz e boca sem que a mão esteja limpa.

 

 

5. Não compartilhar objetos de uso pessoal, como garrafas, copos e talheres.

 

 

6. Evitar contato com pessoa doente, evitando abraços, beijos e apertos de mão.

 

 

7. Evitar aglomerações em lugares fechados.

 

 

E o mais importante: se vacinar! A vacina é a arma mais segura contra qualquer tipo de doença, incluindo o da influenza.