Iniciado o ciclo semanal de execução de hinos oficiais nas escolas
Começou pela escola municipal de Educação Básica São Judas Tadeu na manhã desta segunda-feira (25) o ciclo semanal de execução de um hino oficial para os estudantes antes do início das aulas. O ato simbólico é uma iniciativa pessoal do prefeito Joares Ponticelli com o apoio do diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação Maurício da Silva.
Segundo Joares, os alunos reunidos no pátio antes do início das aulas para cantar um hino era uma cena comum nas décadas passadas e que recentemente passaram a ser lembradas com saudosismo.
“Temos hinos muito bonitos como o Nacional Brasileiro e o de Santa Catarina, que é um pouco difícil, mas com certeza uma canção maravilhosa. Vamos repetir essa execução toda segunda-feira pela manhã, esperando os alunos para lhes dar as boas vindas”, comentou o prefeito.
O diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação citou a importância do senso cívico para esse ato.
“Durante muito tempo as escolas tinham a prática da execução do hino e hasteamento das bandeiras, mas isso aos poucos deixou de ser usado. Então instituímos que se faça o canto do hino na segunda-feira e na sexta-feira se faça o descerramento para o encerramento da semana em todas as escolas da rede municipal. Entendemos ser uma prática necessária para desenvolver o senso cívico para o sentimento pátrio que aos poucos se perdeu. A nossa identidade também está ligada à nossa pátria. Em alguns documentos se preenche a nacionalidade, somos brasileiros. Então, estamos resgatando esse sentimento através dessa prática”, destacou.