Trabalho, renda e desenvolvimento social são temas de capacitação para pequenos empreendedores

Um grupo de empreendedores locais participou nesta quinta-feira (30) de uma palestra sobre trabalho, renda e desenvolvimento social, durante o 4º Capacita Empreendedor Solidário, uma iniciativa da secretaria de Desenvolvimento Econômico, através da Coordenação de Economia Criativa e Solidária, da Gerência de Cultura, da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares ITCP (Unisul), do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e do Sesc.


O palestrante convidado, vereador Maurício da Silva, atua como professor há mais de 30 anos no município e também em projetos relacionados à educação e ao desenvolvimento social. Assim, expôs algumas análises e orientações voltadas para a economia e novas formas de distribuição de renda.


Dentre as informações repassadas, foi destacado o desenvolvimento econômico mundial desde a 1ª até a 4ª revolução industrial. “É importante verificarmos para onde a economia vai se desenvolver, é necessário analisarmos que os empregos de hoje podem não mais existir dentro de uma ou duas décadas, temos que ser maduros em aceitar que haverá uma grande substituição humana pelas máquinas(robôs) e é necessário prevenir e alertar o trabalhador que restará no sistema e também aquele emprego que está em extinção’’, salientou o professor.


O coordenador de Economia Criativa e Solidária da prefeitura, Norberto Brunato Neto, entende que os empreendedores podem capitalizar excelentes iniciativas a partir das orientações do palestrante. “Devemos ficar atentos aos empregos que serão substituíveis, em grande parte, os das ciências humanas; é necessário alertar o empreendedor criativo para que entre nessa nova era industrial prevenido do que vai ou não gerar desenvolvimento econômico’’, analisou.