Concurso define novo modelo de parada de ônibus do município

A arquiteta e urbanista Daniela Accorinte Lopes e profissionais do escritório URBE Ateliê de arquitetura, de Florianópolis receberam na noite da última quarta-feira (18), em evento realizado no Clube 29 de Junho, o prêmio pela conquista do primeiro lugar no concurso público “Que Parada é Essa? – Projeto Para Novos Abrigos de Passageiros”.

 

Promovido pelo departamento de Arquitetura da Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Tubarão (AREA-TB), com apoio da prefeitura de Tubarão e Conselho de Arquitetura de Santa Catarina (CAU/SC), o concurso teve início com o evento “Boas Ideias para Equipamentos Públicos – Abrigo de Passageiros”, realizado com alunos do 5º ano das escolas municipais, formando base importante para a elaboração do Edital e Termo de Referência.

 

Na primeira etapa do Concurso, houve a entrega de 24 propostas. Destas, 16 passaram para a segunda etapa, análise de anteprojeto. Foram classificadas, então, três propostas para a terceira etapa, análise de projeto básico. No dia 08 de maio, na sessão de julgamento da Etapa 3, foi definida a ordem de classificação dos três finalistas. O resultado final foi homologado no dia 19 de junho.

 

Além do projeto de Daniela, o projeto do arquiteto e urbanista Igor Tadeu Lombardi de Almeira, de Florianópolis foi classificado em segundo lugar e em terceiro lugar ficou a proposta do arquiteto e urbanista Diego Nogossek da Rocha, de Curitiba.

 

O presidente da AREA, Ney Francalacci Bittencourt Filho ressaltou a importância do concurso, que recebeu inscrições de todo o Brasil, demonstrando o interesse crescente da categoria em participar de concursos que tenham o objetivo claro de ser executados pelo poder público.

 

“Sabemos da dificuldade em realizar e qualificar projetos através de concursos, por isso estamos satisfeitos com a conclusão e acreditamos, portanto, estar entregando à população tubaronense um projeto de qualidade, eficiente, plenamente executável e trazendo assim uma identidade visual para nosso município”, salientou.

 

O prefeito em exercício, Caio Tokarski também participou da cerimônia de entrega da premiação e destacou os resultados positivos do concurso.

 

“O concurso começou com o envolvimento das crianças, que desenvolveram ao longo da primeira etapa um sentido de pertencimento, ao entenderem que a parada de ônibus é de todos. Por fim, resultou em um projeto bastante versátil, que vai atender nossas necessidades de mobilidade urbana, o que certamente é um dos grandes problemas de qualquer cidade. Estamos muito satisfeitos com essa parceria”, frisou.

 

O evento foi encerrado com a apresentação da arquiteta e urbanista Daniela Pareja Garcia Sarmento, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina – CAU/SC.