Grupo antitabagismo inicia encontros semanais na Policlínica Central

O Programa Municipal de Combate ao Tabagismo iniciou nesta quinta-feira (10) as atividades do novo grupo de fumantes que buscam tratamento para combater o vício. Os encontros semanais ocorrem às quintas-feiras, das 19 às 21 horas na Policlínica Central, e se estendem até o mês de dezembro.

Os 25 integrantes do grupo são moradores que se inscreveram em uma lista de espera com cerca de 140 pessoas. O principal critério de seleção para ingresso no programa, iniciado em 2013, é o maior tempo de espera dos interessados.

Os encontros são conduzidos por uma enfermeira e uma psicóloga que eventualmente podem convidar profissionais de várias áreas para orientações gerais sobre a saúde. Para combater o tabagismo são utilizados medicamentos como o adesivo de nicotina, que é fixado sobre a pele e libera a mesma substância existente no cigarro, e o tratamento psicológico.

Segundo a enfermeira Solange de Souza Castelini, que coordena o programa, mais de 90% dos integrantes de um novo grupo que se forma são fumantes interessados em deixar o vício por iniciativa própria ou por recomendação médica. Em média, 48% deles conseguem se livrar do tabagismo ao final dos 120 dias de tratamento.

“Importante ressaltar que quem deseja participar desse tratamento futuramente pode visitar a reunião semanal como observador para conhecer a dinâmica de funcionamento”, informa Solange.