Mudança de temperatura aumenta o risco de doenças

As mudanças bruscas de temperatura deixam as pessoas com a imunidade baixa e por isso, maior disposição aos problemas de inverno como gripes, resfriados, viroses, coriza, dor de garganta, dores no corpo e entre tantos outros problemas que aparecem nessa estação do ano.

Crianças, gestantes, idosos e pessoas com doenças crônicas, devem ter uma atenção maior com as doenças de frio. “Essas pessoas devem buscar a unidade de saúde de referência para avaliação médica. Se a pessoa não apresenta nenhum problema e está com sintomas de gripe, pode recorrer a algum analgésico, ou mesmo um chá”, afirma a médica clínica geral, Anita Nogarete Cattâneo.

O uso de antigripais pode ajudar, mas é importante ficar atento com a automedicação, pois o uso de alguns medicamentos pode mascarar os sintomas de outra doença. “Se em 72h a doença não apresentar melhora, ou se o problema estiver acompanhado de dor no peito, falta de ar ou outras decorrências, um serviço de saúde deve ser procurado”, destaca Anita.

Para evitar o contágio e disseminação de doenças virais, é importante lavar bem as mãos, usar álcool gel, e evitar contato com as vias aéreas. “Cuidar ao espirrar e colocar a mão em objetos como a maçaneta, isso pode disseminar o vírus e provocar um surto”, esclarece a profissional.

Outras dicas:
– Se agasalhar de acordo com o clima
– Evitar tomar banho quente e se expor à temperatura mais baixa
– Manter uma boa alimentação
– Fazer atividade física
– Em caso de dúvida consultar a unidade de saúde mais próxima

 

Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT