Tubarão Saneamento completa 11 anos de atuação no município
A Tubarão Saneamento completa 11 anos de atuação na Cidade Azul nesta quarta-feira (1) e comemora o sucesso de ter possibilitado ao município sair do zero para a cobertura de 43,3% da população com o serviço de esgoto, em apenas três anos de operação do sistema de coleta e tratamento. A empresa também já beneficia 100% da área urbana e parte da área rural com água tratada, que é considerada de qualidade e segura para o consumo.
Em 2022, a empresa investiu em obras de melhorias e ampliações em 22 quilômetros de rede, que beneficiaram mais de 27 mil tubaronenses, das comunidades Madre, Congonhas, Caruru, São Martinho, Sertão dos Medeiros e Km 60. O trabalho realizado visa contribuir para o aumento da vazão e pressão em localizações que eventualmente sofriam com essa carência, além de ampliação de atendimento, disponibilidade de ramais para futuras construções e redução de incidência de reparos.
Além dos investimentos, equipe técnica capacitada e tecnologias, nos últimos anos, a Concessionária tem se dedicado não apenas à captação, tratamento e distribuição de água, mas também à instalação e operação do sistema de esgoto, até beneficiar grande parte dos tubaronenses, iniciativa necessária para a melhora da qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente.
Todas as etapas da atuação da Concessionária são realizadas de acordo com o contrato de concessão, assinado em 2012, quando a empresa venceu a licitação e passou a ser responsável pelos serviços de água e esgoto no município de Tubarão. Eles são fiscalizados pela Agência Reguladora de Saneamento (AGR).
Não apenas em Tubarão, mas em todo o Brasil, o saneamento básico é um desafio há décadas. O país ainda apresenta déficits significativos no acesso à água tratada e à coleta e tratamento de esgoto, especialmente nas regiões mais pobres e carentes de infraestrutura.
De acordo com o Instituto Trata Brasil, apenas 46% dos brasileiros têm acesso à coleta de esgoto, e apenas 45% do esgoto produzido no país recebe tratamento adequado. Ou seja, Tubarão em três anos atingiu quase o teto nacional, se destacando no cenário. Além disso, muitas cidades enfrentam problemas crônicos de falta de água potável e contaminação ambiental de rios e mananciais.
Análises da qualidade da água do Rio Tubarão, realizadas em 2022 pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, mostram que a qualidade do leito que corta a Cidade Azul está entre as melhores do Estado. E para a empresa, esse já é um dos reflexos do trabalho que vem sendo realizado.
“Estamos muito felizes em comemorar mais um ano dessa trajetória. O time de pessoas que compõem a nossa operação tem orgulho do trabalho que está sendo construído. Sabemos que a nossa missão é melhorar a vida das pessoas e do meio ambiente, porque esse é o futuro que depende de todos nós”, evidencia Marcelo Fernandes Matos, diretor da empresa.
- Com informações da Assessoria de Comunicação/Tubarão Saneamento